31 dezembro 2008

Balanço de 2008

Boa noite,

Como prometi, aqui fica o balanço de 2008. Como disse num post anterior, foi um ano muito bom para mim em termos aeronáuticos. Fiz pela primeira vez um voo comercial, e até à data já fiz 5 voos! Para quem nunca tinha voado num avião comercial, 5 voos num ano não está mau! Neste ano, fiz spotting nos seguintes aeroportos/aeródromos:

- Faro
- Tavira
- Portimão
- Lisboa
- Madeira (Funchal)
- Madrid

Tavira, Madeira e Madrid foram estreias para mim. Tavira tem um aeródromo certificado para ultraleves, e no dia 24 de Maio o Aeroclube realizou um encontro de pilotos para festejar o 10º Aniversário do Aeroclube de Tavira.

Do aeroporto da Madeira, tenho a dizer que deve ser dos melhores aeroportos do mundo para o Spotting. A aproximação à pista 05, conhecida pela maioria dos spotters, é fantástica. Dos quatro dias que estive na Madeira, fui spottar um dia e meio, sendo o primeiro dia inteiramente dedicado ao Spotting, e no segundo dia fui spottar de manhã para fotografar o A330 da TAP, que fez o voo Lisboa-Madeira-Caracas.

Madrid foi o primeiro aeroporto internacional fora do país em que fiz Spotting. Foi graças a esta “Spotting Trip” que fiz o meu primeiro voo comercial. Foram quatro dias muito bem aproveitados, acompanhados pela boa disposição de mais 10 membros do Portugal Spotters que fizeram esta viagem.

Em Setembro também tive a oportunidade de ter uma visita guiada à torre de controlo de Faro, que deu para ter uma vista diferente do aeroporto para tirar umas fotografias e aprender um pouco sobre controlo aéreo.

No que toca a festivais aéreos, apenas fui a dois:

- Portimão Air Festival
- Albufeira Air Show

A primeira edição do Portimão Air Festival foi muito bom para os spotters. Destaque para os F-16, EH-101 Merlin e Alouette III da Força Aérea Portuguesa, Breitling Jet Team, Dornier 228 da Aerovip e a Team Guinot. Um festival aéreo que ainda tem muito que melhorar...

Já o Albufeira Air Show foi feito com a intenção de divertir os turistas que estavam nas praias de Albufeira. Este festival começou com a passagem de dois F-16 da Força Aérea Portuguesa. O resto das aeronaves eram coisas “pequenas”. Aviões experimentais e acrobáticos fizeram parte das exibições de uma bela tarde de Verão.

Deixo alguns movimentos de destaque que eu captei em 2008 no aeroporto de Faro:





Assim acaba o ano de 2008. Desejo a toda a comunidade spotter e às suas famílias um óptimo 2009 com muita saúde, alegria e claro, muitos aviões! Abraço.

Sem comentários: