28 novembro 2009

Spotters VS. Nevoeiro

Hoje uma grande quantidade de spotters foram ao aeroporto de Lisboa para fotografar os aviões que vinham trazer as entidades governamentais dos países participantes da Cimeira Ibero-Americana. Vieram spotters de Norte a Sul, passando claro pelos locais.

Às 7:30 ao sair de casa, deparei-me com nevoeiro muito denso. Pensei que fosse apenas matinal, mas não foi. O nevoeiro manteve-se pela cidade até pelas 15 horas.

Fui com o Gil Cardoso para o Aeroporto. Pelo caminho liguei o rádio e no ATIS ficámos a saber que a pista activa era a 21. A visibilidade eram de apenas 100 metros. Continuámos a nossa viagem até ao spot dos Contentores, um descampado com contentores de carga. Desse local é possível fotografar os aviões a aterrar na pista 21. Não se via nada. Mal se viam as luzes da pista. Muito rápido decidimos ir para o Uniform 5.

Deste local é possível fotografar os aviões que entram na pista 21 pelas taxiways Uniform 4 ou 5. Vimos que o nevoeiro mantinha-se. Já estavam alguns spotters. Com a visibilidade que estava nem tirámos as máquinas. Com a esperança que o nevoeiro dissipasse, eu e o Gil “reservámos” os únicos buracos que estão na rede. Neste spot uma lente 18-55mm é mais que suficiente.

Tirei uma fotografia a um TAP para demonstrar a visibilidade:

Photobucket

Posso dizer que aqui o nevoeiro tinha “levantado” muito, muito pouco. E nesta fotografia vê-se melhor porque dei tratamento.

A afluência ao spot aumenta, e o Mickael propõe ir para o spot dos Contentores. Para mim e para o Gil seria o regresso. Este spot também esteve cheio. Ouviam-se os aviões a passar. As máquinas ficaram nas mochilas, pois era impossível fotografar. O pessoal manteve-se no spot apenas para o convívio. Às 12:30 aproximadamente, o Gil pensa desistir da batalha contra o nevoeiro. Entrámos no carro e fomos embora.

Ao entrar na Segunda Circular, o Gil quis passar pelos Armazéns do Ruela, pois na zona de Alvalade o nevoeiro não era tão denso. Assim que chegámos ao spot, reparámos que naquela zona, não estava tanto nevoeiro. Esperámos um pouco e decidimos dar mais um pouco de luta. As próximas duas fotos demonstram a pequena melhoria de visibilidade:

Photobucket

Photobucket

Ficámos neste spot até às 14h. Conseguimos fotografar alguns aviões comuns em Lisboa.  Estava a chegar a hora de almoço e nós fomos embora definitivamente.

E os aviões da Cimeira, que eram tão esperados? Apenas aterrou um Embraer Legacy do Equador pelas 15 horas. Um 707 da Força Aérea Brasileira foi desviado para o Porto, devido ao mau tempo em Lisboa. Amanhã são esperados mais alguns aviões.

Quando se começou a falar desta cimeira, falava-se da possibilidade de estar mau tempo nos dias em que os aviões chegariam. A única preocupação visível era a chuva. Afinal não foi esse fenómeno meteorológico que nos estragou a festa, foi o nevoeiro.

Amanhã irei mais cedo para o aeroporto e espero trazer mais fotos com melhor visibilidade.

Sem comentários: