28 maio 2009

Portimão Air Festival 2009

No passado fim de semana realizou-se pela segunda vez o Portimão Air Festival. No ano passado realizou-se no fim de semana prolongado de 25 a 27 de Abril, este ano realizou-se um mês mais tarde.

Mais uma vez, a organização deste evento não agiu bem ao colocar o programa do festival a público a uma semana e poucos dias antes. Não sei o motivo para tal atraso, mas acho que se continuar assim, este festival não vai ser tão promissor como se falava no ano passado.

Só tive possibilidade de ir no sábado, no dia 23, então aproveitei e fui. Não cheguei à zona ribeirinha a horas. Enquanto andava às voltas pelas ruas de Portimão para conseguir arranjar lugar para o carro, vi o espectáculo da patrulha AeroStars, composta por seis Yak-50. Quando cheguei e preparei a máquina fotográfica estava a voar o Pitts S-2B da Aerobática com o Luís Garção nos comandos. Começei logo a reparar que os espectáculos estavam a ser efectuados um pouco longe do público.

Photobucket

Após a actuação do Luis Garção, foi a vez de um Alouette III da FAP fazer uma demonstração de salvamento.
Photobucket

Em seguida, os já conhecidos Smokewings, patrulha portuguesa a actuar com 2 Yak-52. Esta foi das poucas fotos que consegui aproveitar, pois apesar do espectáculo desta patrulha ser muito bom, estava a ser efectuado longe.
Photobucket

De novo uma aeronave da Aerobática, desta vez um Extra 300 comandado pelo Marinho Pereira.
Photobucket

Photobucket

As fotografias dos dois espectáculos que se seguiram não ficaram com boa qualidade. Seguiu-se a Patrulla Culebra, grupo a voar com dois Sukhoi SU-26 e comandados pelo Cástor Fantoba e Juan Velarde.

O seguinte foi o piloto António Ideias, da Team Lima Alpha, mas que voou a solo com um Extra 300. Este espectáculo foi muito porque porque teve uma intervenção inédita da parte do piloto: através dos sistemas de som do recinto, o piloto ia explicando cada manobra e alguns detalhes sobre elas.

Destaque para a Patrouille REVA, a voar com dois aviões AcroEze e um LongEze, ambos experimentais. A estranha forma destes aviões é destacada por qualquer um que estivesse a observar o festival.
Photobucket

Os Rotores de Portugal fizeram um espectáculo muito bom, apesar de curto e com
Photobucket

Photobucket

Seguiu-se o campeão de 2008 do Red Bull Air Race, Hannes Arch com um Zivko Edge 540. "Smoke-on"!
Photobucket

Para o fim, e talvez os mais esperados, os Asas de Portugal, com dois Alpha-Jet, como sempre com manobras magníficas capazes de surpreender o público.
Photobucket

Photobucket

E assim acabo o resumo do que se passou no Portimão Air Festival. Depois de acabar não tive tempo para fazer uma visita aos stands que estavam lá colocados. Como já foi falado, a organização não foi do melhor mas dessa parte dou apenas um destaque: uma área reservada para spotters.

15 maio 2009

A330 da Monarch em Faro

Olá,

Hoje esteve em Faro mais um avião de destaque. Foi a vez de um A330 da Monarch, com matrícula G-EOMA. Gosto muito do A330 e como tive oportunidade não pude perder. Deixo uma das fotos que tirei, na aterragem:



14 maio 2009

Ainda cheira a novo!

Olá,

Hoje esteve em Faro um A320 da Iberworld. A companhia por si já é destaque cá em Faro, mas há algo que faz ser mais destaque.

Este avião, com matrícula EC-LAJ, foi entregue à Iberworld no dia 7 de Maio, e tem o número de construção 3889. Pela pintura nota-se que está nova.

Não tive oportunidade de o fotografar, então avisei o meu amigo Fernando que fez questão de o ir fotografar. A ele o muito obrigado! Deixo uma foto do EC-LAJ, tirada por ele:

12 maio 2009

Tarde Calma

Olá,

Hoje tive de ir ao aeroporto e aproveitei em ir spottar um pouco. Como é de esperar, houve pouco movimento entre as 15h e as 16h30. Uma Socata Trinidad da AAE a treinar, três easyJet, um Jetairfly, um BMIBaby, um Air Berlin e quando fui embora estava na final um TAP para aterrar na pista 28. Deixo algumas fotos que tirei:

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

05 maio 2009

Dia meio perdido

Para hoje haviam dois aviões previstos para aterrar em Faro de destaque. Em primeiro, o novo A330 da HiFly, com a matrícula CS-TFZ. Este avião veio na semana passada para Lisboa e no dia a seguir, 2 de Maio, veio logo a Faro fazer um voo da Thomas Cook. Este avião esteve previsto aterrar às 19:45, o que fez alguns spotters a deslocarem-se ao montinho para fotografar o avião que ainda cheira a novo. Infelizmente o avião atrasou para as 22:05, e ninguém fotografou por não haver luz.

Para hoje, estava previsto aterrar às 14:30. Pelas 12 horas, o Luís Rosa informou o pessoal no fórum do Portugal Spotters que tinha adiantado para as 13:45. Não li esta mensagem a horas e fui para o aeroporto às 14 horas. Um pouco depois de ter passado a hora prevista para o 'TFZ aterrar, o Luís veio dar a informação que o voo tinha sido cancelado... No momento fiquei sem palavras, mas depois pensei para mim que o dia não estava totalmente perdido.

Também estava previsto para hoje um 767-300 da TuiFly Nordic com winglets. Mundialmente é uma novidade ver os 767's com winglets, pois estes estão a ser colocados nos aviões. Vinha proveniente de Las Palmas, fez escala em Faro e descolou com destino a Estocolmo. Estava previsto aterrar às 16 horas, tendo aterrado 15 minutos mais cedo.

Em seguida, algumas fotos da tarde, incluíndo claro o 767 da TuiFly Nordic, SE-RFS:

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket