25 junho 2009

Lisboa-Paris @ CS-TTD, TP438

Depois de chegar a Lisboa e ter recebido as máquinas fotográficas, fui para a porta de embarque 14 onde o Rui já esperava por mim.

Voo: TAP Portugal TP438
De: Aeroporto Internacional de Lisboa (LIS/LPPT)
Para: Aeroporto Internacional de Paris - Orly (ORY/LFPO)

Check-in: 64 ao 75
Porta de Embarque: 14
Hora para embarque: 12:50
Hora real do início do embarque: 12:47
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 114
Avião: Airbus A319, CS-TTD
Lugar: 16A
Hora prevista para a partida: 13:15
Hora real de partida: 13:23

Altitude máxima: FL360

Hora prevista para a aterragem: 15:40 +1
Hora real de aterragem: 15:29 +1
Stand onde parqueou o avião: P11

Descolagem do Aeroporto de Lisboa, pista 03 em uso
Photobucket

Em altitude cruzeiro, um aeroporto ou base aérea que não consigo identificar.
Photobucket

Photobucket

Depois de ser servida a refeição ligeira, o comandante convidou-nos para ir ao cockpit.
Photobucket

Já dentro do cockpit fui confrontado com uma proposta irrecusável: "Querem aterrar no cockpit?". Não disse que não, logo em seguida sentei-me num dos jump-seat e comecei a tirar fotos.
Photobucket

Photobucket

Na final curta da pista 24, deu para fotografar a pista 20, A319 da easyJet a alinhar à pista e 9 aviões na taxiway
Photobucket

Na Hold-Short da pista 24 estavam um A321 e um 777 da Air France
Photobucket

Touch-down
Photobucket

Ainda dentro do avião a Spotting Trip já estava a render. 727 da República do Senegal
Photobucket

E por fim o stand onde o avião ficou parqueado, P11
Photobucket

Foi um voo em que não apanhámos muita turbulência, foi um voo calmo. E a melhor surpresa foi a ida ao cockpit! Fizemos mais de metade da viagem no cockpit.

Faro - Lisboa @ CS-TJE, TP1908

Depois de mais uma spotting trip muito boa e bem recuperado da dose de boa aviação que tive, vou começar a actualizar o meu blog por ordem. Para começar, será o Flight Report do voo Faro-Lisboa. Infelizmente este voo não tem fotos, portanto fica apenas o relatório:

Voo: TAP Portugal TP1908
De: Aeroporto Internacional de Faro (FAO/LPFR)
Para: Aeroporto Internacional de Lisboa (LIS/LPPT)

Check-in: 1 ao 3
Porta de Embarque: A52
Hora para embarque: 10:50
Hora real do início do embarque: 10:34
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 16
Avião: Airbus A321, CS-TJE
Lugar: 29A
Hora prevista para a partida: 11:00
Hora real de partida: 11:37

Altitude máxima: FL???

Hora prevista para a aterragem: 11:45
Hora real de aterragem: 12:01
Stand onde parqueou o avião: 106

Deixo um vídeo feito pelo João Minerva na descolagem:


Nada a assinalar neste voo, apenas a escolha do avião. A taxa de ocupação deveria ser +/- 60%.

20 junho 2009

Spotting Trip @ Paris - Dia 2

Hoje o dia foi dedicado apenas ao Paris Air Show que se realiza em Le Bourget. Não podia estar mais satisfeito.

Pelas 9:30 fomos para a Gare du Nord para apanhar o comboio para Le Bourget. Como seria de esperar, houve uma enorme aderência para o festival, daí notar-se algumas filas. O comboio ia cheio, as filas para apanhar o "Shuttle" para o espectáculo eram enormes... Apesar disso o tempo de espera não foi muito.

Já no salão, as filas foram evitadas pois nós comprámos os bilhetes pela Internet e não foi necessário metermo-nos na maior fila: a fila para comprar bilhetes.

Fizemos uma passagem por um dos halls mas o nosso interesse era ver a aviação no estado puro, ver os aviões. À medida que iamos avançando para um bom lugar para fotografar o espectáculo aéreo, fomos tirando umas fotos aos aviões que estavam na exposição estática: A300, A320 da Air France "Retro", Sukhoi Superjet 100, Lockheed Constellation, DC-3, Catalina, ATR, C-17, A380...

Depois de andar um bom bocado arranjámos um sítio para fotografar os aviões no ar. Enquanto esperávamos pelo início do espectáculo aéreo o inesperado aconteceu. O público teve de "encolher" para deixar passar alguns aviões que estavam na exposição estática para a taxiway que dava acesso à pista. Talvez o único ponto negativo deste Air Show.

O espectáculo começou pelas 12:30, e uma das coisas que estragou um pouco apareceu meia hora depois, a chuva. Tivemos de arrumar a máquinas enquanto o E-3F AWACS fazia a sua exibição.

A chuva parou pelas 13 horas e aproveitámos para almoçar. Em seguida decidimos ficar perto do A380, por trás de uma barraca de venda de souvenirs do festival a fotografar o espectáculo.

Pelas 17 horas decidimos sair do festival para evitar grandes filas à saída. Pelo caminho fotografámos alguns aviões estáticos que não apanhámos na primeira passagem.

Este é o resumo do meu dia no Paris Air Show, que foi muito bom. Hoje também é dada como terminada a Spotting Trip propriamente dita. Amanhã o dia está reservado para conhecer um pouco da cidade e voltar para Portugal.

Spotting Trip @ Paris - Dia 1

Olá,

Hoje começou para mim mais uma "Spotting Trip", desta vez a Paris. O objectivo principal é a visita ao Paris Air Show, que se realiza esta semana em Le Bourget, mas aproveitámos para ir ao aeroporto de Charles de Gaulle para fotografar uns aviões. Neste aeroporto o meu objectivo nº 1 era fotografar o Concorde. Missão Cumprida.

O dia começou bastante cedo, pelas 9:30 ao fazer o check-in no Aeroporto de Faro. Fiquei logo safo de fazer o check-in em Lisboa porque estava em "Short Connection". Cheguei a Lisboa às 12 horas e podia ter ido directo para a porta de embarque do voo para Paris, mas ainda tive de sair para buscar as máquinas fotográficas.

Já dentro do CS-TTD, o avião que fez o voo TP438 que nós seguimos, tive uma grande surpresa, ao qual tenho de agradecer ao Rui Jácome e ao Cmdt. Abreu. Fizemos mais de metade do voo no cockpit, incluindo a aterragem na pista 24 do Aeroporto de Orly. Não estava nada à espera, posso dizer que esta Spotting Trip começou da melhor maneira.

Ao chegar a Orly, apanhámos um Shuttle com destino a Charles de Gaulle. Estivemos lá cerca de 2 horas.

Este é o resumo do dia de hoje, que será completado com fotos que irei colocar em breve. Amanhã, ou mais logo, será um outro dia, no Paris Air Show em Le Bourget.

06 junho 2009

Saí do Aeroporto, Fui para o Aeroporto

Olá,

Hoje estive de serviço de manhã, e deparei-me mais uma vez com alguns destaques, um deles o 767 da Thomas Cook que já costuma ser habitual aos sábados. Mas veio um que deu para me alegrar: o A330 da Monarch, G-SMAN. Saí do serviço às 12h e ele ainda estava no chão.

Fui para as mediações do aeroporto e cheguei a tempo de o fotografar. Estava lá o Dick e o Luís Rosa à espera que o mesmo descolasse. Enquanto esperei, ainda deu para fotografar mais um avião que ainda não tinha: 737 da Centralwings, matrícula SP-LLK.

Depois de umas descolagens, o 'SMAN também descolou. Por mim tinha dado a spottada rápida como terminada, mas fiquei no aeroporto até às 19h. Tinha combinado com o Fernando para nos encontrarmos à tarde no montinho, daí estar prevenido com o equipamento fotográfico.

Durante a tarde consegui fotografar o G-OJIB, 757 da Astraeus que teve a pintura alusiva à banda "Iron Maiden". De resto foi o habitual, A300 Lufthansa, A321 Aigle Azur... Deixo um resumo do que para mim foi destaque:


Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket


E assim foi mais uma spottada, a última antes de ir para mais uma Spotting Trip, desta vez a Paris, que incluirá uma visita ao Paris Air Show. Até lá.