01 fevereiro 2010

Real Thaw 2010

Entre os dias 25 de Janeiro e 4 de Fevereiro, realizou-se em Portugal um exercício da NATO denominado Real Thaw 2010. Este exercício foi conduzido pela Força Aérea Portuguesa e contou com a participação da Bélgica, Dinamarca e Espanha. Ainda esteve presente um E-3A AWACS da NATO.

O Real Thaw é um exercício criado para possibilitar o treino de várias missões como: a Escolta de Alvos Lentos (Helicópteros); Escolta de Colunas de Viaturas Terrestres de Ajuda Humanitária; Apoio Aéreo a Forças Terrestres em Ambiente Urbano; Operações Compostas de Ataque Aéreo (COMAO - multiplicidade de aeronaves numa mesma missão); Extracção de Elementos Militares e Não-militares, com e sem Ameaça Aérea; Apoio Aéreo a Operações Especiais; Lançamento de Carga Aérea e de Pára-quedistas; Busca e Salvamento; Operações Aéreas em Ambiente Marítimo; Assalto e Protecção de Aeródromos; Trabalho com Controladores Aéreos Tácticos (TACPs).

O centro das operações deste exercício foram na Base Aérea nº 5 de Monte Real. Para os spotters, a FAP decidiu fazer dois spotter’s day: nos dias 27 de Janeiro e 2 de Fevereiro. Quando o Guilhermino anunciou, suscitou algum interesse em mim, mas sabia que para ir não iria sozinho. Fui falar com o meu grande companheiro de viagens: o Fernando. Ele também teve algum interesse em ir a Monte Real, então falámos com o Edgar e o João para ir connosco, para sermos mais e as despesas da viagem saírem mais em conta. Escolhemos o dia 27 de Janeiro.

Só ficámos a saber o programa do Spotter’s Day no dia anterior e como estava combinado irmos de manhã, não mudámos os planos. O Fernando, Edgar e João apanharam-me pelas 5:15 da manhã e o destino seria a Base Aérea de Monte Real. Fomos nas calmas, na conversa, e às 10 horas chegámos a um ponto de spotting. Fica na cabeceira da pista 19 e dá para fotografar os aviões na final curta da pista 19 e já no ar quando é a pista 01 em uso. Quando chegámos ao spot não sabíamos a pista activa. Pouco depois ouvimos barulho, saímos do carro e um pouco à pressa pegámos nas máquinas para tentar fotografar o que aí vinha. Ficámos a saber que era a pista 01 em uso e o barulho era vindo de dois Alpha-Jet da Força Aérea Portuguesa com as cores dos Asas de Portugal. Durante a manhã até às 12:30 ficámos a fotografar os aviões que passavam. Ainda apareceram no spot o Marco Casaleiro, Pedro Batista, etc.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket
Às 13 horas fomos a porta de armas da base esperar que chegasse a hora real de entrada. O pessoal respondeu à chamada feita por um militar. Fez-se o embarque para o autocarro. Esperámos muito tempo dentro do autocarro perto das instalações da Esquadra 301 porque não havia autorização para sairmos do autocarro. Chegámos ao ponto de spotting para a tarde pelas 14 horas. O primeiro avião foi um Casa C-295 da FAP. Também apareceu um Alouette III. De resto foi só F-16’s portugueses, belgas e dinamarqueses. Até as 16:45. O frio foi uma constante da tarde.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket 
Às 16:45 aterrou o C-295 que vimos a descolar ao início da tarde. Houve algum pessoal que saiu do autocarro para fotografar o avião já com a última luz do dia. Este spotter’s day teve direito a spotting nocturno, mas como ficava muito tarde para nós que tínhamos uma longa viagem pela frente, decidimos não ficar. Antes de sairmos ainda tirámos algumas fotos de grupo junto do F-16 que está na porta de armas. Arrancámos pelas 18 horas e cheguei a casa às 22:30.

Foi um dia magnífico. Para mim não foi a primeira vez. Para o Edgar e para o João foi e eles adoraram. A companhia foi muito boa, a quem tenho de agradecer pelo convívio durante todo o dia, que começou para nós às 4 horas e acabou pelas 22 horas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ricardo estas a esquecer do miseravél frio que nós acompanhou o dia todo pela noite dentro!ainda bem que não ficamos ao spotting noturno ! nesse caso tinha-mos que acender uma fogueira! ou então como fazem os pinguins juntam-se todos bem juntinhos!!!! hehehehe
foi um dia bem passado! alem da seca dentro do autocarro! cumprimentos .
Fernando Sousa