31 maio 2010

Spottada em Portimão com um brinde

No passado sábado dia 29 de Maio fui ao aeródromo de Portimão com o meu amigo Alexandre. Almoçámos o prato da praxe a "massa à skycafé". Ao desenrolar da tarde apareceram vários amigos, o Lobato, o Bruno, o Paulo, entre outros. O movimento era muito pouco mas que em breve irá subir devido aos voos de reboque de mangas publicitárias.

Estava junto à rede a fotografar um Cessna 182 da Aero Vip e o Lobato veio ter comigo. Entre a conversa ele pergunta "Então não queres ir voar?". Disse logo que sim, apesar de não estar à espera deste convite. Entrei no aeródromo e fomos para o hangar da Aero Vip onde o Lobato fez o plano de voo.
Photobucket


Photobucket

A aeronave era um Morane-Saulnier MS-880 Rallye Club da Aero Vip.

Photobucket

Pelas 16:54 descolámos da pista 29. Subimos até aos 1500 pés e mudámos para a frequência da aproximação de Faro. O voo seria até Sagres
Photobucket

Lagos
Photobucket


Photobucket

Praia da Luz
Photobucket

Pelas 17:15 chegámos à zona de Sagres onde o Lobato me pergunta "Queres pilotar?". Fiquei um pouco nervoso mas era algo que esperava há muito tempo. Pilotar uma aeronave. Depois de um momento de silêncio disse "Sim, pode ser". Ele deu-me uma breve explicação de como pilotar e peguei nos comandos da máquina. Momento excelente!

Fortaleza de São Vicente
Photobucket

Fortaleza de Sagres
Photobucket

Pelas 17:25 voltámos para trás e o Lobato largou de novo os comandos para eu levar o CS-DIS para Portimão. Não conseguia ver a pista mas lembrei-me de orientar pelas árvores que estão ao lado. Depois foi só entrar aproximação da pista 29.

Aeródromo de Portimão
Photobucket

Portimão e Rio Arade
Photobucket

Pelas 17:46 estávamos de novo em Portimão.

Final da pista 29
Photobucket

Depois de sair da MS-880 deu para tirar umas fotos a uns aviões que estavam na placa. Entre eles mostro um dos dois Cessna 340 que lá estavam. Um modelo que desconhecia
Photobucket

Tirei esta foto para ficar no meu álbum como o primeiro avião que pilotei.
Photobucket

Era um dia que não esperava muito, e de um momento para o outro tornou-se num dia memorável, como a primeira vez que pilotei um avião. Nada disto seria possível sem a colaboração e convite do Lobato a quem eu quero agradecer muito!

2 comentários:

Duarte Fernandes Pinto disse...

Que blog fantástico para quem ama a aviação!!! Parabéns!!!
Aterro com muita frequencia em LPPM (Portimão) com o CS-APN ou o CS-UPK.
Visitem também este blog português relacionado com a aviação e a Fotografia Aérea de Portugal:
Terceira Dimensão - Fotografia Aérea Portugal
Obrigado

João Santos disse...

Belo brinde este!
Ainda sonho com uma oportunidade destas!

Abraço e mais uma vez parabéns pela fantasticas fotos, desta vez aereas!

Jõao