29 setembro 2010

Visita da APS à Placa do Aeroporto de Lisboa

No dia 27 de Setembro realizou-se no Aeroporto de Lisboa uma visita à placa organizada pela Associação Portugal Spotters. Esta foi a segunda visita a este aeroporto sendo a primeira em Junho de 2007. Assim que soube da visita inscrevi-me logo por ser uma oportunidade única. O João Oliveira também se inscreveu e fomos os dois a Lisboa.

Partimos pela 1:30 da manhã de Faro e chegámos às 5:45. Logo após o café fomos para o aeroporto. Até às 9 horas tínhamos muito que esperar. O terceiro a chegar foi o Rui Guerreiro pelas 8 horas e a partir daí começaram a chegar mais sócios. Com todos os participantes dirigimo-nos para o Canal C para entrarmos na placa. O autocarro de visitas esperava por nós. A caminho do primeiro local onde iamos fotografar, parámos junto ao CS-TEX, um A310 da Hifly que recentemente foram colocados uns títulos alusivos ao Sporting Clube de Braga.

"Bem-vindo ao meu território", diz-me o Alexandre Mourinha, um spotter veterano que faz spotting há aproximadamente 30 anos e tem cerca de 40000 registos diferentes de aviões. Ele trabalha na Groundforce, daí a sua frase para um trabalhador da Portway em Faro.

Pelas 10:15 estávamos na varanda do quartel dos Bombeiros e ali ficámos até às 12:45. Ainda assistimos a uma simulação dos bombeiros com as viaturas em acção.

Seguiu-se o almoço no refeitório da ANA até perto das 14:30. Fomos para outro local, a antiga torre de controlo, onde agora funciona a coordenação do aeroporto. Não foi possível entrarmos na sala mas ficámos do lado de fora a fotografar.

Fomos depois para o último local, ao lado da pista 03 com a luz a favor. Ali ficámos até às 18 horas. Fora do normal, daí assistimos a um "rejected take-off" de um A330 da TAP e um low-pass de um Piper Aztec da Leávia.

Os movimentos para os participantes de Lisboa não foram nada de especial pois eles estão habituados a ver estes movimentos. Para mim foi muito bom, um dos objectivos era fotografar os aviões da SATA com a pintura nova e consegui fotografar dois A310 e um A320. Ainda fotografámos um 737 da Egyptair com as cores da Star Alliance. Para o João foi melhor porque foi a sua primeira vez em Lisboa, e logo na placa!

Tenho algumas fotos tratadas mas não irei publicadas porque não tenho todas preparadas. Posso adiantar que trouxe 28 novos registos.

Resta-me agradecer à ANA Aeroportos por tornar possível esta visita e à organização da APS, nomeadamente o Guilhermino Pinto que foi quem nos guiou durante a visita.

Sem comentários: