27 outubro 2010

C-295M num Aeródromo

Na passada quinta-feira, dia 21 de Outubro, recebi uma chamada do Paulo Gonçalves dizendo que estava programado ir a Portimão um avião da Força Aérea Portuguesa. Não havia a certeza do tipo de avião mas pensámos logo no C212 Aviocar. Peguei na mochila, no carro e fui até Portimão. Reparei que estava um Cessna 152 da Van Grilo Aviation com matrícula CS-AUJ a arrancar motores. Descolou às 16:20 e foi o único movimento até às 18 horas.

CS-AUJ | Cessna 152 | VGA - Van Grilo Aviation

Encontrei logo o Bruno e o Lobato. Depressa o Bruno convida-me para ir até ao hangar da Aerovip, pois lá havia hipótese de estarmos sentados. Deparei-me com a mais recente aquisição da Aerovip: um Socata TB-9 Tampico com matrícula CS-DAB. Esta aeronave já tinha pertencido ao Aeroclube de Portugal.

CS-DAB | Socata TB-9 Tampico | Aerovip



E o suposto Aviocar nunca mais vinha... Já tinha desistido e arrumado o material para me ir embora. Quando estou a pegar na mochila, o Bruno, da sala do hangar diz: "Vem aí o Aviocar!". Fomos à rua e olhámos para Norte. Reparámos que o avião não parecia o Aviocar. Usufrui da minha lente e fiz máximo zoom, tirei uma foto e ampliei na máquina. Era o C-295. Fiquei logo sem palavras. Não estava à espera de tal avião aterrar ali. Com a pista 11 de serviço, o C-295 começou por fazer uma passagem baixa.

16707 | CASA C-295M | Portuguese Air Force

Deu uma volta e aterrou na pista 11. Foi impressionante a forma como o avião não usou a pista toda. Todos nós temos a ideia que, como o avião é grande iria usar grande parte da pista. Fez back-track para descolar pela pista 29 e para usar toda a pista ainda usou o "reverse thrust" para fazer marcha-atrás. Após algum tempo de espera, descolou.






O C-295 deu uma volta apertada e voltou a aterrar na pista 11. Desta vez, fez o back-track na soleira da pista 29, seguiu para a soleira da pista 11, voltou a fazer back-track e fez a última descolagem do dia.



Foi talvez o melhor momento que vi e registei em Portimão. Tudo isto se deve ao Paulo, a quem quero agradecer pelo aviso, e ao Bruno.

Registos Novos: 3

4 comentários:

Anónimo disse...

Boas!
Excelentes fotos e report!
Este aeródromo de Portimão é mesmo uma caixa de surpresas!

Cumprimentos, Rafael.

MS disse...

Excelentes fotos, amigo. O C295 é um excelente avião para fotografar. Cumprimentos.

Rui Sousa, Madeira Spotters disse...

Excelentes registos!
O 295 é mesmo bastante fotogénico, especialmente nas aterragens.

Edgar Baptista disse...

Excelente Ricardo!!

Parabéns

Edgar