19 outubro 2010

Heathrow - Lisboa @ CS-TJG, TP357

Depois de três dias de Spotting neste magnífico aeroporto, chegou a hora de embarcarmos para voltar para Portugal. Pelas 16 horas partimos de Hatton Cross em direcção ao Terminal 1 do aeroporto de Heathrow.

Voo: TAP Portugal TP357
Data: 3 de Outubro de 2010
De: Aeroporto Internacional de Londres - Heathrow (LHR/EGLL)
Para: Aeroporto Internacional de Lisboa, Portela (LIS/LPPT)

Check-in: Terminal 1 - Zona K - Balcões 1 a 26
Porta de Embarque: 39
Hora para embarque: 17:55
Hora real do início do embarque: 18:10
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 139
Avião: Airbus A321-200, CS-TJG
Lugar: 26A
Hora prevista para a partida: 18:25
Hora real de partida: 19:05

Altitude máxima: FL370

Hora prevista para a aterragem: 21:05
Hora real de aterragem: 21:15
Stand onde parqueou o avião: 501

No terminal 1, entre vários balcões de Check-in, está a Zona K, um pouco escondida, para voos das companhias da Star Alliance. Fiquei surpreendido com a forma que é feito o check-in: "Self Check-in". Cada passageiro faz o seu próprio check-in através das máquinas para o efeito. Basta inserir o código da reserva de voo e o apelido. O software tem vários idiomas disponíveis, entre eles o português. Os balcões "normais" são apenas para despachar a bagagem ou pedir assistência.

Com os dois cartões de embarque na mão e a bagagem despachada, seguimos para a área restrita. Para chegar ao "International Departures Lounge" somos obrigados a passar numa loja. Fomos logo à procura de um local onde fosse possível fotografar alguns aviões e fazer as últimas compras de souvenirs. Por esta hora a porta de embarque ainda não estava atribuída.

Pelas 17:30 surgiu nos ecrãs que a porta de embarque seria a 39. Começámos a caminhada até esta porta. No terminal ainda esta "Spotting Trip" estava a render. Um dos aviões que consegui fotografar foi este A340 da Air Mauritius.



Continuámos a caminhada até à porta 39 quando surge o TAP que nós iríamos para Lisboa.


Seria a primeira vez que ia voar num avião que já tinha voado. Já tinha voado no CS-TJG, A321 da TAP no dia 30 de Outubro de 2008 no voo Lisboa-Faro.

Enquanto a porta não abria conseguimos ver dois aviões de interesse: um A340-600 da South African Airways com as cores Star Alliance e um B777-200 da Asiana Airlines que estacionou ao lado do A321. O embarque começou às 18:10 e entrámos logo para os nossos lugares.


Cerca de meia hora após o embarque fazemos push-back. Sabemos que estamos num aeroporto muito congestionado, daí o atraso. Ao taxiar para a pista 27R avistei mais um avião de interesse, o 737 da LOT dourado com matrícula SP-LLC. Tirei uma fotografia mas não ficou muito boa.


À nossa frente descolaram um 767 da American Airlines, um A320 da Finnair, um A340 da Turkish Airlines com as cores da Star Alliance e um A321 da Aer Lingus. Às 19:04 alinhámos à pista e descolámos.


Segue-se um voo calmo, subimos até aos 37000 pés e são servidas as refeições. Com a taxa de ocupação de 50% deu para pedir mais uma sandes.

Perto das 21 horas começamos a descida brusca. Praticamente todos os passageiros sentiram a pressão nos ouvidos. A aproximação foi do estilo "straight in" para a pista 21. Às 21:15 estávamos a aterrar. Após chegarmos ao stand 501, as pessoas levantam-se mesmo com a indicação de manter os cintos apertados, vão buscar as suas bagagens aos compartimentos... E ficam de pé à espera que venham as escadas para começar o desembarque. O desembarque foi feito apenas pela porta da frente.


Chegando ao terminal 1, despeço-me dos meus companheiros nesta viagem e sigo os sinais para me dirigir para o terminal 2 para apanhar o meu último voo.

Sem comentários: