02 dezembro 2010

Lisboa - Barcelona @ CS-TTH, TP748

Em meados de Outubro, ainda com o aeroporto de Heathrow na mente o Edgar fez-me um convite para mais uma Spotting Trip, desta vez a Barcelona. Ao ver os movimentos deste aeroporto suscitou-me algum interesse e aceitei o convite.

O aeroporto de Barcelona - El Prat está a 10 km do centro de Barcelona e situa-se em El Prat de Llobregat. É o segundo aeroporto de Espanha, seguido pelo aeroporto de Madrid-Barajas. A rota Madrid-Barcelona, conhecida como "Puente Aéreo" era a mais congestionada até 2008. Este aeroporto serve de base às companhias Vueling e Spanair e de hub às companhias Air Europa, Iberia, Ryanair e Air Nostrum.

O aeroporto de Barcelona tem 3 pistas. Duas paralelas 07L/25R e 07R/25L e uma cruzada, 02/20.

A viagem estava inicialmente planeada para começar no dia 24 de Novembro mas com a adesão à Greve Geral desse dia da TAP, ANA e NAV, decidimos mudar a data do voo para um dia antes.

Voo: TAP Portugal TP748
Data: 23 de Outubro de 2010
De: Aeroporto Internacional de Lisboa, Portela (LIS/LPPT)
Para: Aeroporto Intenacional de Barcelona-El Prat (BCN/LEBL)

Check-in: Terminal 1, 60-70 (Common Check-In)
Porta de Embarque: 25

Hora prevista para a aterragem: 10:30 LT
Hora real de aterragem: 10:20 LT
Stand onde parqueou o avião: 266

O meu dia começou bastante cedo quando parti de Quarteira às 1:55 para Lisboa. Chegámos ao aeroporto por volta das 6 horas e fomos logo fazer o Check-In. Com o avanço da tecnologia nos aeroportos, decidimos fazer o Self Check-In nas máquinas da TAP. Depois foi só ir a um balcão de "Bag Drop".

Tomei o pequeno-almoço e fomos directos para a porta 25. O avião seria o CS-TTH, um A319 da TAP com o nome "António Sérgio". Nascido na Índia portuguesa (1883), foi uma das figuras marcantes do pensamento contemporâneo. Filósofo, escritor, ensaísta, crítico, deixou obra vasta. Dirigiu a publicação “Seara Nova”. Foi Ministro da Instrução em 1923. (*)

Com 15 minutos de atraso começou o embarque para o A319. O embarque foi bastante rápido e às 7:52, com 12 minutos de atraso, descolámos da pista 21 via taxiway S4. O piloto decidiu usar toda a pista para descolar, talvez devido às condições meteorológicas que se faziam sentir nessa altura.

A subida foi tranquila, com pouca turbulência. Ao chegarmos à altitude cruzeiro de 36000 pés foi servida o pequeno almoço.

Pelas 9:50, hora de Espanha, começámos a descer suavemente.

Montserrat
Fizemos a aproximação à pista 25R e pelas 10:20 estávamos a tocar na pista

Saímos da pista pela taxiway R3. Durante o taxi para o nosso stand vimos alguns movimentos de interesse, como o A319 LR da Qatar Airways e um B767-300 com winglets da Delta.

N185DN | B767-300 | Delta

Pelas 10:30 começou o desembarque e assim tinha acabado de chegar ao aeroporto onde fiz a minha maior Spotting Trip até à data, com 5 dias para Spotting.