29 março 2010

Cheiro a Verão IATA

No passado sábado fui ao aeroporto para aproveitar o lindo dia que estava. Já tinha saudades de spottar num dia com a luz perfeita. Tal como eu houve muitos spotters que tiveram a mesma ideia e fomos todos para o montão.

Foi possível fotografar dois Lufthansa's que recomeçaram as operações para Faro, com a novidade Munich-Faro. Também dois Ryanair's estacionados nas mangas mas sem utilizarem as mangas.

Entre outras coisas, dou destaque ao LN-NOL, o Boeing 737 nº 6000, que já tinha feito assistência no ano passado e fotografado apenas a cauda com o telemóvel.

LN-RPN | Boeing 737-800 | SAS Scandinavian Airlines


CS-AZD | Cessna 172RG | Leávia


D-AGWM | Airbus A319 | Germanwings


CS-TNL | Airbus A320 | TAP


LN-NOL | Boeing 737-800 | Norwegian Air Shuttle


LX-LGQ | Boeing 737-700 | Luxair


G-FDZB | Boeing 737-800 | ThomsonFly

27 março 2010

Mais uma Spottada, Mais uma Low-Approach do Casa!

Hoje tive de ir ao aeroporto e aproveitei em levar a máquina. Fui testar um "spot" novo, mas não correu bem. Trata-se a ponte pedonal que está antes da rotunda do aeroporto. O "spot" podia ser bom, mas tem muitos obstáculos pela frente. Tirei uma foto para poderem ver o resultado.

Photobucket

Como estava com tempo fui ao caminho a ver se chegava alguma coisa. Vi que apesar de estarem quatro aviões da Euro Atlantic, estava também o Let L-410 do pára-quedismo, que costuma estar em Portimão.

As últimas sextas-feiras que tenho ido ao aeroporto, vejo o Casa C-295 a fazer aproximações à pista 28. Ontem passou outro! Era o 16705 e fez duas "low-approach".

Photobucket

Registos novos: 1

Abertura da Base da Ryanair em Faro

No dia 25 de Março de 2010, a Ryanair abriu mais uma base, em Faro, sendo a 39ª desta companhia. Para já está baseado um avião, mas no pico do Verão pode chegar aos 7. É a segunda base em Portugal, sendo a primeira montada no Porto. Com a abertura da base, serão criadas 17 novas rotas, totalizando uma oferta de 31 destinos com partida de Faro.

Photobucket


Photobucket


Photobucket

21 março 2010

Faro e Portimão num dia - Tarde

Pelas 12 horas chegámos ao aeródromo. Até chegar o apetite, ficámos na conversa no parque de estacionamento. Ao almoço já é da praxe comer a famosa massa "à sky café". Encontrámos o Lobato e o Bruno que nos convidaram mais uma vez a entrar no aeródromo. Nós aproveitámos.

Eles foram voar no CS-DCF, Piper Navajo Chieftain da Aero Vip. Nós ficámos na placa a fotografar as aeronaves que estavam estacionadas. Durante a tarde toda voou o Let L-410 do pára-quedismo. Também chegou uma Socata Trinidad da Academia Aeronáutica de Évora.

Ao fim da tarde voltámos para o Sky Café com o pessoal e ali ficámos na conversa até as 19:30 aproximadamente. Éramos nove numa mesa com algo em comum, a paixão pela aviação. Uns pilotos, outros a um pequeno passo de o ser.

Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket

Registos Novos: 6, sendo todos portugueses

Faro e Portimão num dia - Manhã

Na sexta-feira aterrou pelas 18:30 um Dash 8-Q400 em voo de entrega. Trata-se do ET-ANI da Ethiopian Airlines. É um avião digno de registar por estas bandas, pois não sei se vou voltar a ver este avião.

Saiu no sábado dia 20 de Março pelas 8:45, 15 minutos mais cedo que o previsto.

Photobucket

Quando o Dash saiu a placa ficou vazia. Pelas 9:20 começaram as chegadas de easyJet, Ryanair, Monarch e algumas escalas técnicas. Fiquei até às 11:30 numa de convívio e depois eu, o Fernando e o Luís Cabanita seguimos para Portimão.

Registos Novos: 5

Passagem Rápida em Portimão

Na passada sexta-feira dia 19 de Março fui a Portimão, então aproveitei e passei pelo aeródromo de Alvor. Não estava à espera de muito movimento, fui mais naquela de ir ver aviões. Consegui fotografar o Let L-410 que está a fazer largada de pára-quedistas. Não fiquei muito tempo porque apesar de não haver movimento, ontem estive de novo lá e foi para passar a tarde.

CS-AYH, CS-XAT, CS-AYR e G-NYZS
Photobucket

OM-PGA
Photobucket

Registos novos: 1

18 março 2010

Longa se Torna a Espera

Esta tarde fui ao aeroporto para apanhar 3 Euro Atlantic que estavam para sair para Londres, devido à greve dos pilotos da British Airways anunciada para este fim de semana. Tais aviões não saíram. O 'TLO ainda ligou as strobes e as beacons mas até às 17:30 não saiu. Consegui fotografar o 'TLX que está num stand ímpar e consegui fotografá-lo.

A tarde foi muito fraca em movimentos. Ainda assim valeu pelos quatro novos registos. Ainda passou um Casa C-295M da Força Aérea Portuguesa.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

13 março 2010

Quando menos se espera, eis que surgem dois destaques

Na passada quarta-feira à tarde houve dois voos da TuiFly. Actualmente esta companhia tem alguns aviões com pinturas especiais. Para minha sorte e dos spotters de Faro, esses dois voos foram feitos com o D-AHFB que tem a pintura alusiva ao novo Volkswagen Sharan e o D-ATUD que é o Haribo Gold. Assim que soube fui logo para o aeroporto.

Como é de esperar não houve muitos movimentos, as tardes de quarta continuam calmas. Os destaques vão mesmo para os dois TuiFly.

Photobucket

Photobucket

Quero agradecer ao Bruno Lázaro pelo aviso do Haribo Gold e ao Mickael pelo aviso do VW Sharan.

Registos Novos: Zero

08 março 2010

Disfrutar do Pouco Sol

Ontem voltei ao aeroporto, para me encontrar com o Mickael e o Fernando e para aproveitar as condições climatéricas visto que até houve Sol a brilhar nas fuselagens dos aviões. Já se nota uma ligeira subida de movimentos ao domingo de manhã. O Verão IATA está a chegar...

Deixo duas fotos só para marcar presença:

Photobucket


Photobucket


Registos Novos: 6

Melhorar Registos

No passado sábado vieram alguns aviões de interesse a Faro. O primeiro, um 737-400 da Lot Charters com a pintura base da Centralwings com matrícula SP-LLG que aterrou pelas 13:45. O segundo, um 737-300 da Aurela com matrícula LY-SKW e aterrou pelas 16:10. Já tinha fotografado este avião no dia 5 de Abril de 2008.

Photobucket

Os próximos dois são 767-300 da Euro Atlantic Airways, o CS-TFS (ex- PP-VTC e S9-DBW) e o CS-TLO.

Já tinha fotografado o PP-VTC em 2006, nessa altura o avião era branco, títulos da VARIG na fuselagem e a cauda com a pintura, e um pequeno autocolante da Euro Atlantic Airways. Passados quatro anos volto a ver o mesmo avião, com uma pintura e registo diferente.

Photobucket

Já o 'TLO tem uma boa história. Durante quatro anos tentei fotografá-lo em Lisboa. Nunca consegui. Em Abril de 2009 o 'TLO veio fazer um voo da Aigle Azur e assim que soube, fui para o aeroporto. O dia estava muito escuro e como o avião tem uma cor esquisita, não saiu muito bem. No sábado, o dia estava ligeiramente melhor.

Photobucket

De resto é o comum. 3 Norwegian, um TAP, 2 BMI Baby, 2 easyJet e um Air Berlin. O objectivo desta spottada estava cumprido e valeu pelo convívio no Montão.

Ainda tirei esta foto à placa com um fundo negro:
Photobucket

Registos novos: 4