29 abril 2010

Palma de Maiorca - Faro @ D-ABLB, AB7624

O nosso dia de spotting estava feito e o dia 18 seria para conhecer Palma e voltar para Portugal. Pelas 12 horas fomos para o aeroporto. As filas eram enormes. Fomos consultar aos ecrãs onde seria o check-in para o nosso voo, quando nos deparámos com esta informação:



O nosso voo teria ficado adiado para dia 20 de Abril, terça-feira. Após algumas horas o aeroporto reabriu e voltámos ao balcão da Air Berlin a perguntar se haveria voo para Lisboa e Faro. Foi-nos indicado que era impossível porque a frota da Air Berlin estava na Alemanha. Fomos a um local de Spotting verificar e na placa estavam 11 aviões da Air Berlin.

Na segunda-feira, dia 19, logo de manhã fomos ao aeroporto para saber se haveria possibilidade de mudar o voo para o próprio dia. A resposta foi "sim". Voltámos ao hotel para fazer as malas e o check-out.

Fomos de seguida para o Aeroporto, antes das 12 horas já estávamos lá.

Voo: Air Berlin AB7624
De: Aeroporto Internacional de Palma de Mallorca, Son San Joan (PMI/LEPA)
Para: Aeroporto Internacional de Faro (FAO/LPFR)

Check-in: 154 a 186
Porta de Embarque: A18
Hora para embarque: 13:18 +1
Hora real do início do embarque: 13:25 +1
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 18
Avião: Boeing 737-700, D-ABLB
Lugar: 20F
Hora prevista para a partida: 13:50 +1
Hora real de partida: 14:27 +1

Altitude máxima: FL390

Hora prevista para a aterragem: 15:35
Hora real de aterragem: 16:00

Nos ecrãs estava indicado que os balcões de check-in seriam do 154 ao 186. Lá mandaram-nos para o balcão 120. No balcão 120 aconselharam a voltar para os balcões 154 a 186. Permanecemos na fila do 120. Enquanto uns passageiros que estavam à nossa frente faziam o check-in, a técnica de assistência em escala (TAE) foi informada que o aeroporto de Málaga estava fechado. A malta de Faro ficou com algum receio mas não passou disso. Com os cartões de embarque na mão, ficámos muito mais aliviados. Tínhamos pedido para ficar nas últimas filas do avião no lado direito. Eu ficaria no lugar 26E.

Com bastante tempo, fomos almoçar e tirar algumas fotos através dos vidros do terminal. Ao saber a porta de embarque para o meu voo, fiquei a saber que esta seria a minha primeira viagem num Boeing, neste caso o 737-700.



Ao entrarmos no avião, verificámos que não existia a fila 25 e 26, onde seriam os lugares aos quais estávamos destinados. A assistente de bordo pediu para aguardarmos que o embarque acabasse e então ocuparíamos os lugares vazios. Os passageiros continuaram a entrar. Eu estando dentro do avião, já não saía dele! Felizmente o voo não levou muitos passageiros e sobraram muitos lugares. Fiquei no 20F.



O voo atrasou um pouco devido às slots do aeroporto. Enquanto esperávamos o voo dos nossos colegas saiu do stand 16.



Pelas 15:27 locais, alinhámos à pista 24R e descolámos.



Seguiu-se um voo bastante calmo. Foi servido um refrigerante e umas bolachas. Subimos até aos 39000 pés



Exactamente à vertical de Sevilha começámos a descer. Faltavam 20 minutos para a aterragem.



Aqui já em espaço aéreo português :)



Às 16 horas locais estávamos a aterrar na pista 28.


Foto de Daniel Ludgero



Saímos da pista através da taxiway Delta e a aterragem mereceu aplausos. Eu que não vou muito nessa cantiga, aplaudi mas por um motivo diferente: Com centenas de voos cancelados pela Europa fora e com 24 horas de atraso, consegui chegar a Faro. O aeroporto estava cheio de 737's da Ryanair e também privados.

Depois de desembarcar consegui fotografar os meus colegas a fazer a assistência ao avião. Olhei para a cabine e reparei que era o único passageiro lá dentro. Ao sair, reparei que o cockpit estava aberto e não resisti em perguntar se podia fotografar. O resultado:



Já no terminal



E assim acabou a minha primeira Spotting Trip de 2010. O resultado não foi o melhor mas o convívio também é importante nestas viagens, e é por isso que não gosto de viajar sozinho. Quero agradecer aos meus "companheiros de aventura" Mika, Dick, Luís Rosa, Guilhermino, Alexandre Mourinha e Sr. José Dias pela companhia, convívio e boa disposição nestes 4 dias de viagem. Até uma próxima ;)

26 abril 2010

Spotting Trip @ Palma de Maiorca - As Fotos

Finalmente, o principal objectivo desta viagem: as fotos aos aviões. Com a história do vulcão, os aviões não foram muitos mas deu para fotografar alguns. Dou destaque ao 767-300 da Condor com winglets e dois Dash 8-300 da Air Nostrum com a pintura da Arik Air.

SE-RFO | 757-200 | TuiFly Nordic
Photobucket

D-ABUD | 767-300 | Condor


D-ABDG | A320 | Air Berlin


EC-KRO | 717-200 | Spanair


EI-EFW | 737-800 | Ryanair


EC-KYO | EMB-195 | Air Europa


EI-DWX | 737-800 | Ryanair


EC-KFI | A320 | Vueling


EC-LFG | Dash 8-300 | Air Nostrum

23 abril 2010

Lisboa - Palma de Maiorca @ OE-LEU, HG7613

Esta viagem começou a ser planeada em Março, sendo a minha primeira Spotting Trip do ano. Com a história do vulcão fiquei com um pouco de receio, que vocês poderão ver os resultados noutro tópico que será criado.

A viagem começou cedo para o pessoal do Algarve (Eu, Mika, Dick e Luís Rosa), pelas 9:15 estávamos a sair da estação de Loulé. Chegámos a Lisboa pelas 13:30, seguiu-se o almoço no terminal de carga do Aeroporto de Lisboa. Lá consegui ver o A310 da SATA que tinha chegado há pouco tempo com as novas cores. Irá concerteza de surgir uma oportunidade para o fotografar.

Seguimos então para as Partidas e lá nos encontrámos com o pessoal de Lisboa (Guilhermino, José Dias e Alexandre Mourinha). A confusão era enorme, haviam grandes filas para os balcões das companhias aéreas. Nós seguimos para os balcões de check-in 42 a 45

Voo: Niki HG7613
De: Aeroporto Internacional de Lisboa, Portela (LIS/LPPT)
Para: Aeroporto Internacional de Palma de Mallorca, Son San Joan (PMI/LEPA)

Check-in: 42 a 45
Porta de Embarque: 25
Hora para embarque: 15:35
Hora real do início do embarque: 15:55
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 125
Avião: Airbus A320, OE-LEU
Lugar: 15A
Hora prevista para a partida: 16:20
Hora real de partida: 16:26

Altitude máxima: FL380

Hora prevista para a aterragem: 18:00 +1
Hora real de aterragem: 17:56 +1

Feito o check-in fomos para a porta 25 que fica na zona nova do terminal 1. Ao chegar lá, estava a estacionar o avião que nos ia levar, um A320 da Niki com matrícula OE-LEU

Photobucket

O embarque começou vinte minutos depois do previsto. Fomos dos primeiros a entrar no avião, cada um nos respectivos lugares.

Photobucket

Ao taxiar para a pista 21 descolou um C-130 da Força Aérea Portuguesa, entre outros aviões da TAP. Conseguimos também ver a cauda de um 767 da North American e do A310 da Luftwaffe. Entrámos pela taxiway U5 e os pilotos tinham ao dispor 2410 metros de pista. A descolagem foi normal e virámos à direita à vertical da margem sul.

Photobucket

O resto do voo foi normal. O pessoal de cabine bem-disposto e foi servida uma refeição ligeira. Antes de começar a descida cruzámos com dois aviões, um deles era o 737 da Air Algerie.

Photobucket

Photobucket

Às 17:41 já estávamos a aproximar à pista 24R de Palma de Maiorca. Esta pista é normalmente utilizada para descolagens, mas para algumas situações é usada para aterragens.

Photobucket

Taxiámos em seguida para o stand 14. Ao chegar notámos logo que o aeroporto é uma base da Air Berlin. Muitos aviões e até nas mangas está lá o endereço Web.

Photobucket

19 abril 2010

Spotting Trip @ Palma de Maiorca - Dia 4

Ao sabermos que o aeroporto tinha aberto, decidimos em passar pelo balcão da Air Berlin a informar se poderíamos ir mais cedo para Portugal. Conseguimos todos bilhetes para hoje e iremos sair daqui às 15 horas locais.

Os balcões de check-in são "Common Check-In" que são do balcão 154 até ao 186. Na fila fomos indicados para ir para o balcão 120. Após algum tempo de estarmos na fila do 120 alguns passageiros foram informados que o aeroporto de Málaga e Alicante estavam fechados. Ficámos um pouco assustados porque já tínhamos entregue o carro e feito o check-out no hotel. No fim, temos em nossa posse os cartões de embarque.

Estamos neste momento nas portas A à espera de saber qual é a porta exacta dos nossos voos.

18 abril 2010

Spotting Trip @ Palma de Maiorca – Dia 3

Estamos neste momento no aeroporto e fomos totalmente surpreendidos: todos os voos estão cancelados. Devido à nuvem de cinza, alguns aeroportos de Espanha estão fechados, incluindo Palma de Maiorca que fechou às 12 horas locais. Está previsto o aeroporto reabrir às 20 horas e só aí teremos novidades. No entanto o pessoal da Air Berlin garantiu que não haverá voos hoje. Irei fazer actualizações logo que houver notícias.

17 abril 2010

Spotting Trip @ Palma de Maiorca – Dia 2

Hoje dedicamos o dia inteiramente ao Spotting. Os movimentos foram muito poucos, Iberia, Air Nostrum, Spanair e pouco mais. Vieram uns Air Berlin e até um 767 da Condor com winglets.

Passámos por vários locais de spotting. O primeiro era dedicado às aterragens na pista 24R mas ouvindo o ATIS apercebemos que a pista usada para as aterragens seria a 24L excepto em alguns aviões. Fomos para um local onde se tem uma vista excelente para a pista 06R/24L e uma boa parte dos stands e terminal. Permanecemos neste local praticamente o dia todo com uma interrupção para o almoço em Alcúdia.

Ao fim do dia contornámos o perímetro do aeroporto e conseguimos fotografar uns aviões que estão “guardados”, como por exemplo os B717 da Quantum Air, e uma zona de bizjets. Fomos ainda à cabeceira da pista 06L onde deu para fotografar um 737 da Ryanair, A320 da Vueling e um Dash 8 da Air Nostrum com cores da Arik Air, todos eles a descolar da pista 24R.

Esta spottada poderia ter sido um sucesso, pois em situações normais este aeroporto é muito movimentado. O vulcão em erupção parou praticamente toda a Europa, um fenómeno impossível de prever quando se reservam os bilhetes. Certamente que irei voltar a este aeroporto para uma Spotting Trip mais bem sucedida.

Amanhã, devido à pouca quantidade de voos, iremos conhecer a cidade de Palma. À tarde iremos voltar para Faro e para alguns spotters do grupo o destino será Lisboa.

16 abril 2010

Spotting Trip @ Palma de Maiorca – Dia 1

Hoje foi o primeiro dia da minha primeira Spotting Trip deste ano. Para o pessoal do Algarve começou mais cedo. Arrancámos de comboio em direcção a Lisboa pelas 9 horas e às 13:30 estávamos em Entrecampos. Fomos almoçar ao terminal de carga e pelas 15 horas fomos para o terminal para nos encontrarmos com os nossos companheiros desta viagem de Lisboa. A confusão no aeroporto era enorme devido à erupção de um vulcão na Islândia que obrigou ao fecho do espaço aéreo de muitos países da Europa Central e do Norte.

O nosso voo não teve qualquer complicação pois a zona de Palma não tem esse problema. Descolámos às 16:30 e aterrámos às 19 horas locais na pista 24R. Irei colocar mais detalhes acerca do voo num Flight Report.

Chegados ao aeroporto, estivemos cerca de 20 minutos à espera da bagagem. Feita a recolha da bagagem, fomos levantar o carro e seguimos para o hotel.

Amanhã o dia será dedicado ao Spotting mas com algum receio devido aos espaços aéreos fechados em praticamente toda a Europa. Estamos acima de tudo optimistas de que será um dia bom de Spotting com registos novos.

15 abril 2010

Juntar o Útil ao Agradável

Como em todos os anos, costumo fazer uma Spottada em Lisboa, que este ano calhou mais cedo. Juntei o útil ao agradável. O meu motivo principal para ter ido a Lisboa era a assembleia da Associação Portugal Spotters. Como seria de manhã planeei logo em ir spottar para o aeroporto na parte da tarde. Depois surgiu a hipótese de ir voar de Cessna no dia 9 de Abril.

Na próxima sexta-feira estarei de volta a Lisboa para a minha Spotting Trip a Palma de Maiorca.

D-ALEJ - 757-200 - European Air Transport
Photobucket

CS-TOB - A340-300 - TAP
Photobucket

CS-TOL - A330-200 - TAP
Photobucket


Photobucket

N550BM - Gulfstream G550 - Private
Photobucket

Registos novos: 6

Spotting Inside em Santarém

Ao aterrarmos em Santarém também houve possibilidade de tirar umas fotos aos aviões que estavam na placa:

CS-TFC - Beech Baron - Aeroclube de Fátima
Photobucket

F-BONA - Socata Rallye - Skyzone
Photobucket

CS-AKH - Cessna 172 - Private
Photobucket

CS-AUC - Piper Brave - Private
Photobucket

CS-DBU - Piper Brave - Private
Photobucket

CS-AKB - Cessna 172 - Private
Photobucket

Registos novos: 6

13 abril 2010

Spotting Inside em Cascais

Antes de ir voar aproveitei em fotografar algumas aeronaves que estavam na placa do aeródromo de Cascais.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Registos novos: 6

APS001 - Cascais-Santarém-Cascais - Parte II

A pedido de alguns utilizadores do Portugal Spotters, resolvi criar uma segunda parte do flight report, apenas com fotos:

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket