24 fevereiro 2011

O Deutsche Bahn Vermelho

Ontem voltei ao aeroporto de Faro para fotografar uns movimentos fora do normal que vinham da Alemanha. Entre os vários voos, um deles era da Tuifly. Para sorte minha foi o D-ATUC, o outro 737 com a pintura do Deutsche Bahn. Estes dois aviões seriam um dos objectivos para o Verão mas ficaram concluídos ainda no Inverno.

Durante a manhã até à hora de almoço deu para fotografar 3 Ryanair, um A319 da easyJet que eu já viajei, entre outros.

S5-AAR | A319 | Adria

M-ICRO | Cessna 525A | Private

D-ATUC | B737-800 | Tuifly

D-AGER | B737-700 | Germania
 OO-VAC | B737-800 | Jetairfly

Registos Novos: 5

19 fevereiro 2011

TuiFly - Mais uma Pintura Especial

Há algum tempo que a TuiFly tem nos seus aviões algumas pinturas especiais, como já falei aqui. No início deste ano esta companhia pintou mais dois aviões: D-ATUC e D-ATUE. As pinturas especiais que estes aviões têm são alusivas ao Deutsche Bahn, a companhia de comboios da Alemanha.

No dia 7 de Fevereiro estava previsto um voo da TuiFly e eu fiquei na esperança de ser um dos aviões que referi acima. Assim que descolou consegui saber através do Radarvirtuel que se tratava do D-ATUE. Fui logo depois de almoço para o aeroporto para o fotografar.

Na mesma tarde consegui fotografar um Agusta A-109 da Inaer que está ao serviço do INEM a fazer treinos de ILS à pista 28.

EI-DWW | B737-800 | Ryanair

D-ATUE | B737-800 | TuiFly

OE-LEB | A320 | Niki

G-WAIN | Cessna 550B Citation | Williams Aviation Ltd.

EC-LAK | Agusta A-109E Power | INEM (Inaer)

CS-TPC | Fokker 100 | PGA Portugália Airlines

Registos Novos: 4

16 fevereiro 2011

"Novo" Local de Spotting em Portimão

No passado dia 5 de Fevereiro fui até Portimão encontrar-me com o Fernando, o Edgar e o Manuel. Não estava com eles há algum tempo e deu para pôr a conversa em dia. Neste dia realizou-se uma prova nacional de pára-quedismo. Para nós o principal protagonista seria o HA-ACZ, o Dornier 28 ao serviço da Sky Dive Algarve que fez durante todo o dia a largada de pára-quedistas.

Neste dia fomos fotografar para um local de spotting descoberto há pouco tempo. Deste local dá para fotografar as descolagens da pista 29 e as aterragens da pista 11. Tem alguns obstáculos que podem "tapar" as aeronaves.

Também vimos grandes manobras de aproximação do 'ACZ que chegou a fazer um tonneaux!

CS-DIS | Morane-Saulnier MS-880 Rallye Club | Aerovip

CS-AUR | Cessna 152 | Leávia

CS-DDT | Socata TB-10 Tobago | Leávia

G-CGGP | Rotorsport UK MT-03 | Private 

HA-ACZ | Dornier DO-28 | G-92 Kereskedelmi KFT 

Registos Novos: 0

14 fevereiro 2011

Madrid - Lisboa @ G-EZBY, EZY7985

Pelas 16 horas fomos de novo para o terminal 1 do aeroporto de Barajas de metro. Chegámos à porta de embarque pelas 16:30 e tivemos de esperar pouco pela abertura da porta de embarque.

Voo: easyJet EZY7985
Data: 2 de Fevereiro de 2011
De: Aeroporto Internacional de Madrid, Barajas (MAD/LEMD)
Para: Aeroporto Internacional de Lisboa, Portela (LIS/LPPT)

Check-in: Terminal 1, 329-337
Porta de Embarque: C40
Hora para embarque: 16:40 LT
Hora real do início do embarque: 16:42 LT
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 34
Avião: Airbus A319-100, G-EZBY
Lugar: 20A
Hora prevista para a partida: 17:20 LT
Hora real de partida: 17:36 LT

Altitude máxima: FL320

Hora prevista para a aterragem: 17:40 LT
Hora real de aterragem: 17:27 LT
Stand onde parqueou o avião: 208

O stand onde o G-EZBY estava estacionado era remoto, então tivemos de ir de autocarro e deu para fotografar alguns aviões na placa até chegarmos ao A319 que nos ia levar até Lisboa. Destaque para o 737-800 da Egyptair com as cores da Star Alliance, 3 747-400 da Pullmantur Air e um 767-300 da Santa Barbara Airlines.




Pelas 16:20 dirigimo-nos em direcção à pista 36L para descolar. A caminho da pista cruzámo-nos com um A430-200 da Conviasa mas não conseguimos fotografar visto que ele passou no lado direito do avião e nós íamos sentados do lado contrário. Consegui fotografar de uma forma mais "limpa" o 767 da Santa Barbara.





Após 14 minutos de taxi chegámos à pista 36L e às 17:36 estávamos no ar.




Seguiu-se um voo calmo e deu para descansar um pouco. Subimos até aos 32000 pés.


Já no espaço aéreo português pelas 17 horas (hora local) começamos a descer. A aproximação é feita por cima de Setúbal e interceptamos com o NDB CP (Caparica) para aterrarmos na pista 03.


Às 17:27 tocámos na pista 03. A saída é feita pela pista 17/35 e seguimos para o stand 208.

Foto de Rui Guerreiro
Às 17:31 chegámos ao stand e assim acabou a minha primeira spotting trip do ano. Em Maio voltarei a entrar noutro avião.

Quero agradecer:
-Ao Edgar Santos pelo convite;
-Ao Tiago Palla, ao irmão do Edgar e aos pais pela companhia e convívio neste dia.

09 fevereiro 2011

One Day Spotting Trip @ Madrid

Ao chegarmos ao aeroporto fomos para o ponto de Spotting da Rotunda. Ali passam várias aeronaves, alguns que acabaram de aterrar e vão para os terminais 1, 2, 3 e 4 ou então os que saem destes terminais para ir para as pistas de descolagem que no caso deste dia eram as pistas 36.

Embora já ter estado em vários aeroportos espanhóis, dos quais Madrid (em 2008), apanhei alguns aviões com matrícula espanhola que merecem destaque: A319 da Iberia com as cores Retro, os novos Canadair CRJ-1000 da Air Nostrum, MD-83 da Swiftair, entre outros.

EC-JJS | McDonnell Douglas MD-83 | Swiftair

A7-BAB | B777-300 | Qatar Airways

EI-DUO | A330-200 | Aer Lingus

TC-JGY | B737-800 | Turkish Airlines

5A-LAM | Canadair CRJ900 | Lybian Airlines

S5-AAJ | Canadair CRJ200 | Adria Airways

N271AY | A330-300 | US Airways

SX-DVV | A320 | Aegean

O avião que nos transportou de Lisboa para Madrid
G-EZFT | A319 | easyJet

CC-CQC | A340-300 | Lan Chile

EC-JLE | A340-600 | Iberia

EC-LJP | Bombardier BD-700-1A10 Global Express | Gestair

EC-LJT | Canadair CRJ1000 | Air Nostrum

EC-IZR | A320 | Iberia

EC-KKS | A319 | Iberia

CS-TTF | A319 | TAP

HL7766 | B777-200 | Korean Air

N776AM | N777-200 | Aeromexico

EC-JZL | A330-200 | Air Europa

EC-JHP | A330-300 | Iberworld

Registos Novos: 54

04 fevereiro 2011

Lisboa - Madrid @ G-EZFT, EZY7980

No fim de 2010 já com as viagens todas feitas, faz-se o plano de Spotting Trips para o próximo ano. A primeira viagem seria até Madrid no estilo "One Day Spotting Trip" graças à frequência de voos entre esta cidade e Lisboa. O convite partiu do Edgar e com os preços apelativos não resisti em aceitar.

Esta viagem fez-me recordar o meu primeiro voo comercial, feito no dia 20 de Março de 2008, que foi para Madrid na easyJet com um grupo de spotters para uma Spotting Trip de quatro dias.

Chegámos ao aeroporto pelas 6 horas. Com o check-in online, seguimos para a porta 26 onde seria o nosso voo. No stand 141 estava o CS-TEX, o A310 da HiFly com as cores antigas da Oman Air e títulos alusivos ao Sporting Clube de Braga.

Voo: easyJet EZY7980
Data: 2 de Fevereiro de 2011
De: Aeroporto Internacional de Lisboa, Portela (LIS/LPPT)
Para: Aeroporto Internacional de Madrid, Barajas (MAD/LEMD)

Check-in: Terminal 1, 37-41
Porta de Embarque: 26
Hora para embarque: ???
Hora real do início do embarque: 6:56
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 126
Avião: Airbus A319-100, G-EZFT, Sir George White
Lugar: 23F
Hora prevista para a partida: 7:30 LT
Hora real de partida: 7:47 LT

Altitude máxima: FL320

Hora prevista para a aterragem: 9:45 LT
Hora real de aterragem: 9:46 LT
Stand onde parqueou o avião: T10

Pelas 7:20 já estávamos no avião com os lugares escolhidos. Decidimos ir do lado direito. Onze minutos depois começa o push-back e seguimos para a pista 03.



Após a aterragem de um A319 da Iberia alinhamos na pista 03 e descolamos.



Em altitude cruzeiro passaram algumas aeronaves por nós como por exemplo um A340 da Iberia. Pelas 9:45 (hora de Espanha) estamos alinhados à pista 33L e conseguimos ver a base aérea de Torrejon.



Ainda na final curta e já no chão conseguimos ver alguns aviões que provavelmente não irão mais voar.





A caminho do stand T10 também foi possível fotografar alguns aviões que estavam estacionados noutros stands.


Às 9:55 já estávamos no stand e a desembarcar. Com a porta do cockpit aberta, perguntei a um assistente de bordo se podia fotografar o cockpit. Ele muito simpático disse logo que sim. Fica aqui a recompensa do meu 30º voo.


Tínhamos então acabado de chegar a Madrid para começar a Spotting Trip que iria durar apenas algumas horas.