29 dezembro 2011

Balanço de 2011

Como já é hábito no fim de cada ano, chegou o momento de fazer o balanço deste ano. Foi um ano também bom e entrarei já no próximo ano com uma viagem planeada e comprada. Falarei disso mais à frente. Como de costume, começo a falar dos:

Voos
Este ano realizei 9 voos, todos relacionados com Spotting Trips. Voei 17 horas e 40 minutos e uma distância de aproximadamente 11911 km.

Aeroportos/Aeródromos Visitados
Este ano fiz spotting nos seguintes aeroportos/aeródromos:
-Faro
-Portimão
-Madrid
-Monte Real
-Sevilha
-Londres Heathrow
-Frankfurt Main
-Zurique
-Colónia
-Frankfurt Hahn
-Lisboa
-Cascais

Menos um aeroporto/aeródromo em relação a 2010. Este anos os aeroportos novos foram apenas quatro: Frankfurt Main, Frankfurt Hahn, Zurique e Colónia.

A viagem a Madrid foi do estilo "One Day Spotting Trip" e foi a primeira viagem ao estrangeiro de 2011. O grupo não era grande mas o convívio foi muito bom. E os registos novos também! Fotografei pela primeira vez um Canadair CRJ-1000, que pertencia à Air Nostrum.

A Monte Real só fui uma vez, no Spotters Day do exercício Real Thaw 2011. Este foi num formato diferente e até incluiu um "Spotters Night" mas o meu grupo não ficou até esse momento.

A Sevilha também só fui uma vez e não tivemos sorte com a meteorologia. Não ficámos lá muito tempo, tendo voltado para Faro mais cedo do que o habitual.

Quatro dias depois, voltei a Londres-Heathrow. Foi uma viagem "marcada em cima do joelho". Mesmo assim correu tudo como esperado. Foram quatro dias de Spotting muito bons, com alguns percalços por parte da polícia, devido ao casamento real que aconteceu nesse fim-de-semana. Consegui fotografar alguns dos meus objectivos desta viagem.

Logo em Maio, fui a Frankfurt Main. Foi a Spotting Trip mais rentável até à data: 432 registos! A variedade é muita e as condições de spotting são muito boas. No primeiro e último dia da Spotting Trip fotografámos da varanda, no segundo e terceiro dia fotografámos num local de spotting onde dá para fotografar descolagens da pista 7R, aterragens nas pistas 25L/25R, descolagens na 25R e ainda os aviões que passavam na taxiway Romeo para se dirigirem à pista 18. Nesta viagem fotografei o A6-AFA, um dos  aviões que mais desejava fotografar.

Com dois meses de intervalo, fui convidado a fazer uma viagem com um formato diferente. De carro, fui a vários aeroportos. Fui de Faro até Frankfurt-Hahn de avião e a partir daí, de carro, passei por Zurique, Basel, Estrasburgo, Colónia e acabei em Frankfurt-Hahn. Gostei da forma como foi feita e organizada.

Depois disto tudo, os aeroportos/aeródromos habituais. Em Faro foi um Verão IATA muito bom. Não tive oportunidade de fotografar todas as companhias. Denim Air, CSA Holidays, Air Finland, XL Germany, Tui Fly Nordic... e muito mais a operarem regularmente para Faro! A visitas à placa, apenas participei numa, organizada pela APS, no dia 23 de Julho.

A Portimão não tive oportunidade de lá ir durante o Verão, quando decorrem as operações de publicidade aérea.

A Lisboa, como alguns sabem, gosto de ir pelo menos uma vez por ano. Este ano só fui mesmo uma, em Setembro. Deu para uns registos novos e uns objectivos concretizados. Neste mesmo dia, fui a Cascais e pela primeira vez fotografei do lado de fora.

Destaques
Depois de falar resumidamente dos aeroportos/aeródromos onde estive vou mostrar algumas fotos dos melhores aviões que fotografei em 2011:



















Muitos movimentos ficaram por mostrar, mas se quiserem podem ver todos os meus posts de 2011 clicando aqui.

Agradecimentos
Não acabo um ano sem agradecer àqueles que puderam contar comigo e/ou pude contar com eles para as mais variadas situações. Obrigado Edgar Santos, Gonçalo Santos, Tiago Palla, Fernando Sousa, Mickael Cavaco, Paulo Carvalho, Dick, Edgar Baptista, João Oliveira, Manuel Brito, Miguel Branco, Daniel Ludgero, Tiago Rosa, Paulo Gonçalves, Bruno Silva, José Lobato, João Santos... espero não me esquecer de ninguém!

Registos Novos
Este ano consegui ultrapassar os 4000 registos. Neste momento tenho 4179 registos. Este ano consegui 1176 registos novos o que corresponde a aproximadamente 28% dos registos que tenho actualmente.

Mais um ano que correu bem. Desejo a todos os meus amigos, entusiastas da aviação e aos visitantes do meu blog um bom 2012 com saúde, alegria e claro muitos aviões. Até para o ano!

24 dezembro 2011

Spottada de Natal 2011

Hoje à tarde tive tempo e consegui ir ao aeroporto spottar. Esta será a minha última spottada do ano, a não ser que venha um avião interessante e saiba com alguma antecedência! Estive na companhia do meu amigo Fernando, há bastante tempo que não estava com ele e conseguimos pôr a conversa em dia. A vontade era muita, ficámos até às 17:30 que deu para fazer algumas experiências. A luz estava como eu gosto :)

Aproveito para desejar (em cima da hora) aos visitantes do meu blog e aos meus amigos um feliz Natal. Em breve irei colocar o balanço de 2011, como é costume.

D-ABCH | A321 | Air Berlin

G-EZUE | A320 | easyJet

CS-TTD | A319 | TAP

Registos Novos: 2

05 dezembro 2011

RA-73000 - B737-700 da Gazpromavia

Após mais de dois meses sem ir aos locais habituais de Spotting, voltei a spottar em Faro. Confesso que já tinha saudades. Outros projectos pessoais deixam-me sem tempo para o Spotting.

Hoje a ida ao aeroporto de Faro teve um motivo forte: a vinda de um B737-700 da Gazpromavia. Chegou às 10:14 e tinha previsão de descolar às 11 horas, não tendo descolado até às 11:15. Não pude ficar até o B737 descolar.

RA-73000 | B737-700 | Gazpromavia

G-EZFJ | A319 | easyJet


CS-TTA | A319 | TAP

Registos Novos: 2