27 maio 2012

D-AEMF - Embraer 190 da Augsburg Airways

No dia 24 de Abril esteve em Faro um Embraer 190 da Augsburg Airways com matrícula D-AEMF. Esteve estacionado cá durante alguns dias, tendo saído depois para Sevilha.

D-AEMF | Embraer ERJ-190 | Augsburg Airways

Registos Novos: 1

24 maio 2012

OH-LVA - A319 da Finnair

No dia 22 de Abril estive de serviço e soube que vinha um A319 da Finnair. Não sabia que pintura trazia, então arrisquei e fui até à placa fotografar. Tive sorte porque o OH-LVA já tem o novo esquema de cores.

Além deste, também consegui fotografar um Boeing 737-300 da Titan que esteve cá estacionado e saiu nesse dia, o PH-XRA, Boeing 737-700 da Transavia com uma pintura alusiva à final do campeonato europeu de voleibol de praia, entre outros.

G-POWC | B737-300 | Titan Airways

PH-XRA | B737-700 | Transavia

D-BADC | Dornier 328Jet | Aero Dienst

PH-JFH | Cessna 210N Pressurized Centurion | Private

OH-LVA | A319 | Finnair


Registos Novos: 2

EI-EPR - O outro A319 da Aer Lingus

No dia 16 de Abril resolvi ir fotografar alguns aviões depois de sair do serviço. Sabia que estava o EI-EPR, o A319 da Aer Lingus que me faltava fotografar. Neste dia completei um dos objectivos do Verão IATA 2012, que era fotografar os dois A319 da Aer Lingus

PH-HZV | B737-800 | Transavia

M-YGLK | Gulsftream G450 | Private

EI-EPR | A319 | Aer Lingus

G-EZBJ | A319 | easyJet

OY-JTZ | B737-700 | Jettime

Registos Novos: 7

22 maio 2012

EI-EPS - A319 da Aer Lingus

Um dos objectivos do Verão IATA 2012 em Faro seria fotografar os dois A319 que a Aer Lingus dispõe na sua frota. O EI-EPS foi entregue à Aer Lingus no dia 26 de Janeiro de 2012 mas só começou a operar no dia 25 de Março. No segundo dia de operações veio logo a Faro. No terceiro dia tive a oportunidade de o fotografar.

Este avião também pertenceu à Iberia, na altura com a matrícula EC-KME.

Os dois A319 da Aer Lingus estão baseados no aeroporto de Belfast.

D-ABKS | B737-800 | Air Berlin

EI-DVM | A320 | Aer Lingus

EI-EPS | A319 | Aer Lingus

Registos Novos: 3

21 maio 2012

Manhã de Domingo

No dia 17 de Março voltei ao aeroporto de Faro para fazer spotting. Há algum tempo que não ia lá spottar e aproveitei para pôr a conversa em dia com o meu amigo Mickael.

LN-NOV | B737-800 | Norwegian Air Shuttle

D-ABBJ | B737-800 | Air Berlin

G-OZBK | A320 | Monarch

F-GIXD | B737-300 | Europe Airpost

Registos Novos: 4

OY-SRP - B767-200F da Star Air

Antes de voltar para o Algarve, no dia 9 de Março, passei pelo aeroporto de Lisboa para fotografar os cargueiros que chegam pela manhã. Fui para a zona do terminal de carga, que àquela hora fica em contra-luz. A única foto que consegui aproveitar é a que vou colocar em seguida, de um Boeing 767-200F da Star Air com registo OY-SRP.

OY-SRP | B767-200F | Star Air

Registos Novos: 1

Munich - Lisboa @ D-AISO, LH1792

Por ter sido de noite, o relatório do último voo não contém fotos.

Voo: Lufthansa LH 1792
Data: 8 de Março de 2012
De: Flughafen München - Franz Josef Strauß (MUC/EDDM)
Para: Aeroporto Internacional de Lisboa (LIS/LPPT)

Check-in: ?
Porta de Embarque: Terminal 2, Hall G, Gate G46
Hora para embarque: 19:10 LT
Hora real do início do embarque: 19:19 LT
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 223
Avião: Airbus A321-200, D-AISO
Lugar: 18F
Hora prevista para a partida: 19:35 LT
Hora real de partida: 19:52 LT

Altitude máxima: FL370

Hora prevista para a aterragem: 21:50 LT
Hora real de aterragem: 21:19 LT
Stand onde parqueou o avião: 208

Rota aproximada do voo. Retirado do site Flightradar24.com
Assim termino as publicações da Spotting Trip a Los Angeles. Quero aqui deixar um agradecimento ao Edgar Santos por tudo.

20 maio 2012

Los Angeles - Munich @ D-AIHP, LH453

Depois de uma semana de estadia nos E.U.A., no dia 7 de Março chegava a hora de voltarmos para Portugal. O balanço seria positivo, sem dúvida. Pelas 12 horas fomos para o Terminal TBIT, onde a Lufthansa opera.

Voo: Lufthansa LH 453
Data: 7 de Março de 2012
De: Los Angeles International Airport (LAX/KLAX)
Para: Flughafen München - Franz Josef Strauß (MUC/EDDM)

Check-in: TBIT, Balcões C43 a C52
Porta de Embarque: TBIT, Gate 103
Hora para embarque: 20:40 LT
Hora real do início do embarque: 20:40 LT
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 103
Avião: Airbus A340-600, D-AIHP
Lugar: 46K
Hora prevista para a partida: 21:10 LT
Hora real de partida: 21:24 LT

Altitude máxima: FL350

Hora prevista para a aterragem: 17:35 +1 LT
Hora real de aterragem: 16:49 +1 LT
Stand onde parqueou o avião: 224


Do lado de fora deu para fotografar alguns aviões. Deixo algumas fotos para verem.

N425QX | De Havilland Canada DHC-8-400 | Horizon Air

N581AS | B737-800 | Alaska Airlines

Dentro do terminal
B-16702 | B777-300 | EVA Air

Perto das 17 horas fizemos o "bag-drop" pois já tínhamos feito o check-in on-line. Passámos o controlo de segurança para as salas de embarque. Deu para fotografar alguns aviões, mas ao ficar de noite complicou um pouco.


O avião em que iríamos para Munique, o D-AIHP, chegou pelas 18:20, curiosamente, ao mesmo stand onde desembarcámos no dia 29 de Fevereiro.


O embarque começou pontualmente às 20:40. Como seria de esperar, demorou até chegar ao meu lugar devido ao número de passageiros. Às 21:07 iniciámos o push-back e daí seguimos para a pista 25R. Às 21:24 estávamos a descolar.


Após duas horas de voo e termos passado por uma zona com turbulência, foi servida a primeira refeição.


Depois pus-me a dormir. Quando acordei estávamos a sobrevoar a Irlanda, e quando olho pela janela tenho uma surpresa.


A segunda refeição



Um pormenor do A340-600 que gostava de vos mostrar e não tinha conhecimento. As casas-de-banho são na "cave" do avião.


Aspecto da cabine na classe económica


Aspecto da classe executiva (Business Class)


Às 16:35, hora de Munique e no dia 8 de Março, começámos a descida para a pista 26R.


Às 16:49 chegámos a Munique.


De seguida taxiámos para o stand 224 e assim tínhamos chegado ao continente europeu. Passámos o controlo de passaportes e seguidos para a zona G do terminal 2. O embarque do voo para Lisboa seria apenas às 19:10.

15 maio 2012

Spotting Trip @ Los Angeles '12 - Dia 5 - Fotos

O dia 4 de Março foi o nosso último dia de Spotting em Los Angeles. Neste dia estivemos no Imperial Hill. Mesmo após 3 dias de spotting ainda fizemos alguns registos novos.

B-16110 | MD-11F | EVA Air Cargo

CC-CQE | A340-300 | Lan Chile

N921AN | B737-800 | American Airlines

B-6053 | A340-600 | China Eastern (Skyteam c/s)

O único "Go-Around" que vi nestes quatro dias
N856NW | A330-200 | Delta Airlines

N172HQ | Embraer ERJ-195 | Frontier Airlines

ZK-NCK | B767-300 | Air New Zealand

N787AL | B777-200 | American Airlines

HZ-ARK | Gulfstream G550 | Private

N856NW | A330-200 | Delta Airlines

N354AT | B737-700 | AirTran

4X-ECC | B777-200 | El Al Israel Airlines

N717TW | B757-200 | Delta Airlines (Skyteam c/s)

G-BNLG | B747-400 | British Airways

HL7413 | B747-400F | Asiana Cargo

B-18712 | B747-400F | China Airlines Cargo

TC-JJM | B777-300 | Turkish Airlines

N714CB | B737-700 | Southwest Airlines

JA717A | B777-200 | ANA All Nippon Airways

N855AM | B737-700 | Aeromexico

Registos Novos: 113

Com esta Spotting Trip consegui 646 registos novos, aumentando a minha base de dados em 13,31%. Após esta viagem tenho 4853 registos diferentes. Seguem-se os relatórios dos voos de volta.