22 janeiro 2013

Placa Cheia

No dia 19 de Janeiro o país esteve debaixo de um temporal, devido a uma baixa pressão centrada no norte de Portugal. Os aeroportos nacionais foram afectados devido aos ventos fortes. Alguns voos atrasaram, desviaram e até houve voos cancelados. O aeroporto mais afectado foi o de Lisboa, que registou possibilidade de "wind-shear" em ambas as pistas. Assim houve pilotos que não arriscaram e seguiram para os aeroportos alternantes. Foram aviões desviados para o Porto, Madrid, Faro e Málaga. Resolvi ir até ao aeroporto depois do almoço e de ver os noticiários.

A placa estava cheia. Fez-me lembrar o meu primeiro ano de Spotting, em 2002, em que os stands estavam cheios e haviam aviões nas taxiways à espera de lugar para estacionar. O aumento da placa concluído no ano passado fez imenso jeito ao aeroporto e prova que faz falta ter mais stands, nem que seja só para este dia. O stand 50, destinado para manutenção e testes de motores, foi estreado neste dia por um Boeing 737-800 da Turkish Airlines, com matrícula TC-JGG. Apenas não foram utilizados os stands 8, 10 e 12 que devido às obras da torre de controlo, estão fechados.

Também vi pela primeira vez a torre do aeroporto de Faro "destapada", com um novo "look". Até gostei do aspecto da torre, dá um ar mais actual.

O meu objectivo para esta tarde era fotografar os "heavies" que raramente visitam Faro, como um A340 da TAP e dois A310 da SATA. Não consegui e apenas fotografei as saídas para Lisboa de aviões mais pequenos, como o Fokker 100 da PGA e alguns A319 da TAP.


LX-LAA | Learjet 45 | Luxembourg Air Rescue

Registos Novos: 1