Olá,
Hoje começou para mim mais uma "Spotting Trip", desta vez a Paris. O objectivo principal é a visita ao Paris Air Show, que se realiza esta semana em Le Bourget, mas aproveitámos para ir ao aeroporto de Charles de Gaulle para fotografar uns aviões. Neste aeroporto o meu objectivo nº 1 era fotografar o Concorde. Missão Cumprida.
O dia começou bastante cedo, pelas 9:30 ao fazer o check-in no Aeroporto de Faro. Fiquei logo safo de fazer o check-in em Lisboa porque estava em "Short Connection". Cheguei a Lisboa às 12 horas e podia ter ido directo para a porta de embarque do voo para Paris, mas ainda tive de sair para buscar as máquinas fotográficas.
Já dentro do CS-TTD, o avião que fez o voo TP438 que nós seguimos, tive uma grande surpresa, ao qual tenho de agradecer ao Rui Jácome e ao Cmdt. Abreu. Fizemos mais de metade do voo no cockpit, incluindo a aterragem na pista 24 do Aeroporto de Orly. Não estava nada à espera, posso dizer que esta Spotting Trip começou da melhor maneira.
Ao chegar a Orly, apanhámos um Shuttle com destino a Charles de Gaulle. Estivemos lá cerca de 2 horas.
Este é o resumo do dia de hoje, que será completado com fotos que irei colocar em breve. Amanhã, ou mais logo, será um outro dia, no Paris Air Show em Le Bourget.
sábado, 20 de junho de 2009
sábado, 6 de junho de 2009
Saí do Aeroporto, Fui para o Aeroporto
Olá,
Hoje estive de serviço de manhã, e deparei-me mais uma vez com alguns destaques, um deles o 767 da Thomas Cook que já costuma ser habitual aos sábados. Mas veio um que deu para me alegrar: o A330 da Monarch, G-SMAN. Saí do serviço às 12h e ele ainda estava no chão.
Fui para as mediações do aeroporto e cheguei a tempo de o fotografar. Estava lá o Dick e o Luís Rosa à espera que o mesmo descolasse. Enquanto esperei, ainda deu para fotografar mais um avião que ainda não tinha: 737 da Centralwings, matrícula SP-LLK.
Depois de umas descolagens, o 'SMAN também descolou. Por mim tinha dado a spottada rápida como terminada, mas fiquei no aeroporto até às 19h. Tinha combinado com o Fernando para nos encontrarmos à tarde no montinho, daí estar prevenido com o equipamento fotográfico.
Durante a tarde consegui fotografar o G-OJIB, 757 da Astraeus que teve a pintura alusiva à banda "Iron Maiden". De resto foi o habitual, A300 Lufthansa, A321 Aigle Azur... Deixo um resumo do que para mim foi destaque:





E assim foi mais uma spottada, a última antes de ir para mais uma Spotting Trip, desta vez a Paris, que incluirá uma visita ao Paris Air Show. Até lá.
Hoje estive de serviço de manhã, e deparei-me mais uma vez com alguns destaques, um deles o 767 da Thomas Cook que já costuma ser habitual aos sábados. Mas veio um que deu para me alegrar: o A330 da Monarch, G-SMAN. Saí do serviço às 12h e ele ainda estava no chão.
Fui para as mediações do aeroporto e cheguei a tempo de o fotografar. Estava lá o Dick e o Luís Rosa à espera que o mesmo descolasse. Enquanto esperei, ainda deu para fotografar mais um avião que ainda não tinha: 737 da Centralwings, matrícula SP-LLK.
Depois de umas descolagens, o 'SMAN também descolou. Por mim tinha dado a spottada rápida como terminada, mas fiquei no aeroporto até às 19h. Tinha combinado com o Fernando para nos encontrarmos à tarde no montinho, daí estar prevenido com o equipamento fotográfico.
Durante a tarde consegui fotografar o G-OJIB, 757 da Astraeus que teve a pintura alusiva à banda "Iron Maiden". De resto foi o habitual, A300 Lufthansa, A321 Aigle Azur... Deixo um resumo do que para mim foi destaque:
E assim foi mais uma spottada, a última antes de ir para mais uma Spotting Trip, desta vez a Paris, que incluirá uma visita ao Paris Air Show. Até lá.
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Portimão Air Festival 2009
No passado fim de semana realizou-se pela segunda vez o Portimão Air Festival. No ano passado realizou-se no fim de semana prolongado de 25 a 27 de Abril, este ano realizou-se um mês mais tarde.
Mais uma vez, a organização deste evento não agiu bem ao colocar o programa do festival a público a uma semana e poucos dias antes. Não sei o motivo para tal atraso, mas acho que se continuar assim, este festival não vai ser tão promissor como se falava no ano passado.
Só tive possibilidade de ir no sábado, no dia 23, então aproveitei e fui. Não cheguei à zona ribeirinha a horas. Enquanto andava às voltas pelas ruas de Portimão para conseguir arranjar lugar para o carro, vi o espectáculo da patrulha AeroStars, composta por seis Yak-50. Quando cheguei e preparei a máquina fotográfica estava a voar o Pitts S-2B da Aerobática com o Luís Garção nos comandos. Começei logo a reparar que os espectáculos estavam a ser efectuados um pouco longe do público.

Após a actuação do Luis Garção, foi a vez de um Alouette III da FAP fazer uma demonstração de salvamento.

Em seguida, os já conhecidos Smokewings, patrulha portuguesa a actuar com 2 Yak-52. Esta foi das poucas fotos que consegui aproveitar, pois apesar do espectáculo desta patrulha ser muito bom, estava a ser efectuado longe.

De novo uma aeronave da Aerobática, desta vez um Extra 300 comandado pelo Marinho Pereira.


As fotografias dos dois espectáculos que se seguiram não ficaram com boa qualidade. Seguiu-se a Patrulla Culebra, grupo a voar com dois Sukhoi SU-26 e comandados pelo Cástor Fantoba e Juan Velarde.
O seguinte foi o piloto António Ideias, da Team Lima Alpha, mas que voou a solo com um Extra 300. Este espectáculo foi muito porque porque teve uma intervenção inédita da parte do piloto: através dos sistemas de som do recinto, o piloto ia explicando cada manobra e alguns detalhes sobre elas.
Destaque para a Patrouille REVA, a voar com dois aviões AcroEze e um LongEze, ambos experimentais. A estranha forma destes aviões é destacada por qualquer um que estivesse a observar o festival.

Os Rotores de Portugal fizeram um espectáculo muito bom, apesar de curto e com


Seguiu-se o campeão de 2008 do Red Bull Air Race, Hannes Arch com um Zivko Edge 540. "Smoke-on"!

Para o fim, e talvez os mais esperados, os Asas de Portugal, com dois Alpha-Jet, como sempre com manobras magníficas capazes de surpreender o público.


E assim acabo o resumo do que se passou no Portimão Air Festival. Depois de acabar não tive tempo para fazer uma visita aos stands que estavam lá colocados. Como já foi falado, a organização não foi do melhor mas dessa parte dou apenas um destaque: uma área reservada para spotters.
Mais uma vez, a organização deste evento não agiu bem ao colocar o programa do festival a público a uma semana e poucos dias antes. Não sei o motivo para tal atraso, mas acho que se continuar assim, este festival não vai ser tão promissor como se falava no ano passado.
Só tive possibilidade de ir no sábado, no dia 23, então aproveitei e fui. Não cheguei à zona ribeirinha a horas. Enquanto andava às voltas pelas ruas de Portimão para conseguir arranjar lugar para o carro, vi o espectáculo da patrulha AeroStars, composta por seis Yak-50. Quando cheguei e preparei a máquina fotográfica estava a voar o Pitts S-2B da Aerobática com o Luís Garção nos comandos. Começei logo a reparar que os espectáculos estavam a ser efectuados um pouco longe do público.
Após a actuação do Luis Garção, foi a vez de um Alouette III da FAP fazer uma demonstração de salvamento.
Em seguida, os já conhecidos Smokewings, patrulha portuguesa a actuar com 2 Yak-52. Esta foi das poucas fotos que consegui aproveitar, pois apesar do espectáculo desta patrulha ser muito bom, estava a ser efectuado longe.
De novo uma aeronave da Aerobática, desta vez um Extra 300 comandado pelo Marinho Pereira.
As fotografias dos dois espectáculos que se seguiram não ficaram com boa qualidade. Seguiu-se a Patrulla Culebra, grupo a voar com dois Sukhoi SU-26 e comandados pelo Cástor Fantoba e Juan Velarde.
O seguinte foi o piloto António Ideias, da Team Lima Alpha, mas que voou a solo com um Extra 300. Este espectáculo foi muito porque porque teve uma intervenção inédita da parte do piloto: através dos sistemas de som do recinto, o piloto ia explicando cada manobra e alguns detalhes sobre elas.
Destaque para a Patrouille REVA, a voar com dois aviões AcroEze e um LongEze, ambos experimentais. A estranha forma destes aviões é destacada por qualquer um que estivesse a observar o festival.
Os Rotores de Portugal fizeram um espectáculo muito bom, apesar de curto e com
Seguiu-se o campeão de 2008 do Red Bull Air Race, Hannes Arch com um Zivko Edge 540. "Smoke-on"!
Para o fim, e talvez os mais esperados, os Asas de Portugal, com dois Alpha-Jet, como sempre com manobras magníficas capazes de surpreender o público.
E assim acabo o resumo do que se passou no Portimão Air Festival. Depois de acabar não tive tempo para fazer uma visita aos stands que estavam lá colocados. Como já foi falado, a organização não foi do melhor mas dessa parte dou apenas um destaque: uma área reservada para spotters.
Subscrever:
Mensagens (Atom)