quinta-feira, 25 de junho de 2009

Faro - Lisboa @ CS-TJE, TP1908

Depois de mais uma spotting trip muito boa e bem recuperado da dose de boa aviação que tive, vou começar a actualizar o meu blog por ordem. Para começar, será o Flight Report do voo Faro-Lisboa. Infelizmente este voo não tem fotos, portanto fica apenas o relatório:

Voo: TAP Portugal TP1908
De: Aeroporto Internacional de Faro (FAO/LPFR)
Para: Aeroporto Internacional de Lisboa (LIS/LPPT)

Check-in: 1 ao 3
Porta de Embarque: A52
Hora para embarque: 10:50
Hora real do início do embarque: 10:34
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 16
Avião: Airbus A321, CS-TJE
Lugar: 29A
Hora prevista para a partida: 11:00
Hora real de partida: 11:37

Altitude máxima: FL???

Hora prevista para a aterragem: 11:45
Hora real de aterragem: 12:01
Stand onde parqueou o avião: 106

Deixo um vídeo feito pelo João Minerva na descolagem:


Nada a assinalar neste voo, apenas a escolha do avião. A taxa de ocupação deveria ser +/- 60%.

sábado, 20 de junho de 2009

Spotting Trip @ Paris - Dia 2

Hoje o dia foi dedicado apenas ao Paris Air Show que se realiza em Le Bourget. Não podia estar mais satisfeito.

Pelas 9:30 fomos para a Gare du Nord para apanhar o comboio para Le Bourget. Como seria de esperar, houve uma enorme aderência para o festival, daí notar-se algumas filas. O comboio ia cheio, as filas para apanhar o "Shuttle" para o espectáculo eram enormes... Apesar disso o tempo de espera não foi muito.

Já no salão, as filas foram evitadas pois nós comprámos os bilhetes pela Internet e não foi necessário metermo-nos na maior fila: a fila para comprar bilhetes.

Fizemos uma passagem por um dos halls mas o nosso interesse era ver a aviação no estado puro, ver os aviões. À medida que iamos avançando para um bom lugar para fotografar o espectáculo aéreo, fomos tirando umas fotos aos aviões que estavam na exposição estática: A300, A320 da Air France "Retro", Sukhoi Superjet 100, Lockheed Constellation, DC-3, Catalina, ATR, C-17, A380...

Depois de andar um bom bocado arranjámos um sítio para fotografar os aviões no ar. Enquanto esperávamos pelo início do espectáculo aéreo o inesperado aconteceu. O público teve de "encolher" para deixar passar alguns aviões que estavam na exposição estática para a taxiway que dava acesso à pista. Talvez o único ponto negativo deste Air Show.

O espectáculo começou pelas 12:30, e uma das coisas que estragou um pouco apareceu meia hora depois, a chuva. Tivemos de arrumar a máquinas enquanto o E-3F AWACS fazia a sua exibição.

A chuva parou pelas 13 horas e aproveitámos para almoçar. Em seguida decidimos ficar perto do A380, por trás de uma barraca de venda de souvenirs do festival a fotografar o espectáculo.

Pelas 17 horas decidimos sair do festival para evitar grandes filas à saída. Pelo caminho fotografámos alguns aviões estáticos que não apanhámos na primeira passagem.

Este é o resumo do meu dia no Paris Air Show, que foi muito bom. Hoje também é dada como terminada a Spotting Trip propriamente dita. Amanhã o dia está reservado para conhecer um pouco da cidade e voltar para Portugal.

Spotting Trip @ Paris - Dia 1

Olá,

Hoje começou para mim mais uma "Spotting Trip", desta vez a Paris. O objectivo principal é a visita ao Paris Air Show, que se realiza esta semana em Le Bourget, mas aproveitámos para ir ao aeroporto de Charles de Gaulle para fotografar uns aviões. Neste aeroporto o meu objectivo nº 1 era fotografar o Concorde. Missão Cumprida.

O dia começou bastante cedo, pelas 9:30 ao fazer o check-in no Aeroporto de Faro. Fiquei logo safo de fazer o check-in em Lisboa porque estava em "Short Connection". Cheguei a Lisboa às 12 horas e podia ter ido directo para a porta de embarque do voo para Paris, mas ainda tive de sair para buscar as máquinas fotográficas.

Já dentro do CS-TTD, o avião que fez o voo TP438 que nós seguimos, tive uma grande surpresa, ao qual tenho de agradecer ao Rui Jácome e ao Cmdt. Abreu. Fizemos mais de metade do voo no cockpit, incluindo a aterragem na pista 24 do Aeroporto de Orly. Não estava nada à espera, posso dizer que esta Spotting Trip começou da melhor maneira.

Ao chegar a Orly, apanhámos um Shuttle com destino a Charles de Gaulle. Estivemos lá cerca de 2 horas.

Este é o resumo do dia de hoje, que será completado com fotos que irei colocar em breve. Amanhã, ou mais logo, será um outro dia, no Paris Air Show em Le Bourget.