A parte positiva: Tive hipóteses boas de fotografar os aviões na placa. Como entrava sempre antes do público, consegui fotos sem apanhar pessoas à volta dos aviões. Consegui ir à placa operacional, onde apenas os pilotos e pessoal da Organização entrava.
Estive dentro do F-16 que estava em exposição estática. No Domingo fui o primeiro a meter-me na fila para entrar, quando nem sequer o cockpit estava aberto. Foi uma sensação única, sentar dentro de um avião tão imponente e poder mexer nos comandos, apesar de estar parado.
Houve uma zona de spotters, apesar de não estar localizada no melhor sítio. Ao menos o pessoal que estava lá para fotografar que fosse sócio da APS e/ou da APEA podia lá fotografar sem apanhar cabeças nas fotografias.
A parte negativa: O cancelamento do Antonov-2 e do P-51 Mustang. Foi sentida a ausência destes dois aviões, que seriam também uma grande atracção do evento. Devido ao mau tempo, não foi possível a vinda destes aviões, segundos fontes da organização.
Não houve nenhuma participação de um avião comercial. Seria muito bom algumas passagens baixas de um avião comercial, principalmente para os spotters. Na semana passada, no Red Bull Air Race, passou um A310 da SATA. Porque não pôde passar um avião comercial, seja ele qual for, no maior evento aeronáutico da Península Ibérica?
A zona de spotters foi do mesmo lado que a zona de público. Foi protestada por alguns spotters e perguntavam se não se ia "para o outro lado da pista". O INAC, a entidade que regula a aviação em Portugal, não permitiu tal coisa.
Estes são os pontos negativos que me lembro agora, mas tenho a certeza que houveram mais.
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Apesar de estar no expositor do Portugal Spotters como expositor, ainda consegui fotografar algumas coisas, e é isso que interessa. Quando recebi o convite para fazer parte do Staff fiquei com um pouco de receio, mas deu para ir "rodando" as posições e fotografar.
A equipa do Portugal Spotters trabalhou a 100%. Alguns como Expositores, outros como Staff da Organização. O nosso stand foi bastante requisitado, vendemos algum merchandising e até fizemos novos sócios. O que se destacava mais no stand seria talvez o Pitts S-2B. Tínhamos uma lona com uma fotografia de um A340 da TAP que despertou grande interesse a um aluno-piloto holandês.
Foi uma experiência excelente. Qual? Poder estar à frente de um evento como Expositor. Desde 2003 que vou a este evento, e nunca pensei um dia poder participar num evento aeronáutico. Esclareci dúvidas, divulguei o meu/nosso hobby, respondi a perguntas... Foi diferente do habitual. Estou habituado a ir a este tipo de eventos e visitar os vários stands. Desta vez o stand do Portugal Spotters é que era visitado comigo lá.
Por momentos o nosso stand pareceu um "Spotters Lounge". Alguns associados deixavam lá as suas mochilas para não andarem com aquele peso às costas. Tinha o meu rádio para o pessoal que estava "preso" ou a descansar no Stand poder ouvir as comunicações na frequência do aeródromo para poder acompanhar os movimentos. Havia água fresca e café. Tínhamos 3 monitores, um para fotografias actuais, um para vídeos e outro para fotografias antigas. Este último foi o que suscitava mais interesse pelo público e também pelos spotters, pois passavam lá fotografias de grandes relíquias da aviação, que alguns já nem se vêm nos dias de hoje. Havia fotografias expostas pela parede, algumas delas autografadas.
No nosso stand também passaram figuras conhecidas no mundo da aviação. Luís Garção, Rotores de Portugal, Patrulha Águila, António Mesquita, entre outros. Esteve também presente o piloto do Hawker Sea Fury a autografar umas fotos do seu avião.
Resumidamente, não gostei do festival em si, porque foi praticamente o mesmo do que vi noutros eventos deste ano, à excepção do Hawker Sea Fury, Patrulha Águila
Depois do festival chegar ao fim, chega a parte dos agradecimentos:
-Ao Guilhermino Pinto e Carlos Moreira pelo convite feito para eu participar como Expositor no stand do Portugal Spotters. Sem esta hipótese teria ido ao evento como Spotter mais uma vez. Desta vez foi totalmente diferente do que estou habituado.
-Ao Fidel Cardoso por me ter emprestado uma das lentes dele, uma Sigma 50-500mm. Tinha há algum tempo curiosidade em experimentar esta lente. Por também me ter emprestado o seu tripé para fotografar no dia 0 o F-16 e o Sea Fury.
-Ao Mickael Cavaco por me ter dado boleia durante estes quatro dias. Com ele o plano de voo foi Pinhal Novo-Évora-Loulé.
-Aos 4 acima referidos e ao Tiago Palla, Gonçalo Figueiredo, Jorge Abreu, Leonardo Coelho, Fernando Moutinho e Jorge Geadas pela companhia e boa disposição durante estes quatro dias.
-A todos os Spotters que visitaram o stand do Portugal Spotters, sejam eles da APS, da APEA ou independentes. Não vou referir nomes porque foram bastantes. Neste evento tive a possibilidade de conhecer alguns spotters sócios da APS.
-Aos pilotos, amigos e às restantes pessoas que visitaram o nosso stand. Espero que tenham gostado do nosso stand.
Espero que gostem das fotos. Com o tempo irão aparecer mais. E espero que daqui a dois anos possa fazer uma descrição deste tipo acerca do Portugal Air Show. Encontramo-nos em Évora em 2011 ;)
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