O dia 17 de Dezembro de 2020 ficará na história da aviação em Portugal. Neste dia a HiFly despediu-se do seu Airbus A380, com matrícula 9H-MIP, que operou durante dois anos e meio na companhia. Durante este período a HiFly foi a única companhia aérea do mundo a operar um A380 em segunda mão e em regime de leasing ACMI, tendo feito 268 voos para 5 companhias diferentes. Devido à crise provocada pela pandemia da COVID-19 o avião foi retirado mais cedo da frota do que o previsto.
Assim que a HiFly anunciou a despedida com algo especial para comemorar, foram vários os spotters que mostraram interesse em se deslocar até Beja para assistir à despedida. Eu prontamente quis estar presente por ser um momento especial. Para isso tive de adquirir uma "nova" objectiva, visto que a minha ainda se encontra em reparação. Fui com dois spotters que conheci recentemente, o Marco Silvestre e o Rui Sousa, a quem agradeço desde já o convite para ir com eles e pelo convívio. Chegámos ao Terminal Civil de Beja perto das 10 horas e por lá já se encontravam vários spotters que não quiseram perder o momento.
Após saber como seria a despedida fomos para perto da cabeceira das pistas 01. O 9H-MIP descolou da pista 01L às 10:53 e fez duas passagens pela 19R. O "play-back" do voo está disponível aqui: https://www.flightradar24.com/data/aircraft/9h-mip#2655540f
Descolagem e primeira passagem, a cerca de 700 pés e a 130 nós.
Sem comentários:
Enviar um comentário