23 fevereiro 2010

Escapadinha a Portimão 2010

No passado sábado, eu, o Fernando, o Tiago e o Daniel fomos a Portimão. O objectivo principal era fotografar o Dornier que nesta altura do ano faz a largada de pára-quedistas. Chegámos por volta das 11:30. Assim que estacionámos o carro fomos para a cabeceira da pista 29. Com as máquinas preparadas, vimos que a pista activa era a 11 e vinha uma aeronave na final. Ao aterrar vimos que era a Dornier 28. A seguir aterrou uma Cessna 172 da Aero Vip e uma Piper Cherokee com matrícula CS-DIK.

Reparámos que estavam dentro do aeródromos algumas pessoas. O Daniel questiona se é possível entrarmos. O Fernando entrou nas instalações do Aeródromo e perguntou. A resposta foi positiva. Com a possibilidade de entrar no aeródromo, o Fernando veio perguntar se queríamos entrar. Claro que a resposta também foi positiva. Um responsável pelo aeródromo perguntou se pertencíamos a alguma entidade, tendo o Fernando respondido que “sim, somos do Portugal Spotters”. Foi entregue a ele uma credencial de imprensa.

Photobucket
Seguimos a nossa caminhada para a placa do aeródromo. Junto à rede estava estacionada a Dornier. Chegando à placa estava gradeamento a delimitar a zona de “público”. Alguns pára-quedistas estavam a treinar coreografias. Encostámos as mochilas às grades e começámos a fotografar alguns movimentos, entre os quais a Piper Seneca da Academia Aeronáutica de Évora.
Photobucket
Num momento da manhã, o Fernando diz-nos “Venham cá ver isto”. Fomos e encontrámos isto que se segue:
Photobucket Trata-se de uma Cessna 185 da Sky Dive Algarve que teve um incidente ao descolar de Portimão. A Cessna ficou neste estado.

Enquanto fotografávamos e víamos os pára-quedistas a saltarem, o último hangar foi aberto. Ficámos impressionados com o que lá estava: Dois Chipmunk, um deles a ser desmontado, um Robinson R44, um Yakovlev 50 , uma Cessna 172 da Aero Algarve e a Piper Cherokee que tinha chegado de manhã.
Photobucket
A Dornier 28 descolou sempre pela pista 29 e aterrava na pista 11 com uma aproximação de cortar a respiração. Depois de aterrar, a Dornier parecia puxar o travão de mão na placa para ficar virada para a taxiway. Carregava mais pára-quedistas, e lá ia ela de novo.
Photobucket
Antes de irmos almoçar ainda houve possibilidade de ver por duas vezes o Robinson R44 a descolar e aterrar à nossa frente.
Photobucket Fomos almoçar ao Sky Café, um Restaurante-Bar que fica integrado no Aeródromo de Portimão. Come-se muito bem. Há uma especialidade que é a “Massa à Sky Café” que é óptima e recomenda-se!

Já no turno da tarde voltámos para a placa. O tempo estava a piorar. Encontrámos o nosso amigo Lobato, que estava a pensar em ir voar, mas devido às condições meteorológicas não foi. Mas o Mr. Kent, amigo do Fernando e proprietário do Yakovlev 50 foi voar.
Photobucket
Para ser retirado o Yakovlev 50 do hangar foi necessário retirar a Piper Cherokee
Photobucket

Photobucket
O resto da tarde foi o Dornier a voar, alguns “Aero-Escolas” que por lá passaram e duas “low-pass” do Mr. Kent.
Photobucket

Depois do Mr. Kent aterrar fomos embora. O objectivo estava cumprido. Obrigado ao Fernando, Tiago e Daniel pela companhia.

Sem comentários: