30 setembro 2010

Spotting Trip @ London – Dia 1

Hoje o dia começou bem cedo para mim quando cheguei ao aeroporto de Faro pelas 9:30. Fiz logo o check-in para os dois voos. Os flight reports serão colocados a seu tempo, mas posso garantir que os voos correram bem, tirando a parte que o voo TAP364 saiu de Lisboa com 50 minutos de atraso. Chegámos a Londres pelas 19 horas. Durante o taxi vimos alguns aviões que nos “abriram o apetite”, como o A380 da Emirates e Singapore, A340 da Arik, A330 da Oman, entre outros. Amanhã começa a spotting trip propriamente dita.

29 setembro 2010

Spotting Trip @ London - Dia 0

Depois do fracasso da Spotting Trip a Palma de Maiorca devido ao vulcão Eyjafjallajokull, senti a necessidade de realizar mais uma viagem este ano. O Edgar Santos tinha-me convidado em Maio para ir a Londres, mas não me foi possível. Fiquei com vontade de lá ir pois é um aeroporto que planeio spottar há bastante tempo. Em Junho o Edgar voltou-me a convidar para uma viagem a Hamburgo para Setembro. A ideia agradou-me e tinha margem de tempo para reservar os bilhetes e hotel.

Em Julho o Edgar mudou de planos e decidiu na mesma data ir a Londres de novo. Para mim foi óptimo. Reservei logo bilhete na TAP que me ficou a 193€, ida e volta com partida de Faro e fazendo escala em Lisboa. A Spotting Trip ficou então marcada do dia 30 de Setembro a 3 de Outubro.

A esta viagem também se juntou o João Santos que vai comigo no mesmo voo.

A cidade de Londres tem cinco aeroportos: Heathrow, Gatwick, Luton, Stansted e City. Os primeiros quatro estão localizados na periferia da cidade. O aeroporto de London City é o único dentro da cidade e está na lista dos 10 aeroportos mais perigosos do mundo. Esta Spotting Trip será no aeroporto de Heathrow. O Aeroporto de Heathrow é o terceiro mais movimentado do mundo a seguir ao Aeroporto Internacional de Atlanta e ao Aeroporto Internacional O'Hare, de Chicago e é o maior aeroporto do mundo em termos de tráfego de passageiros internacionais.

A viagem começa amanhã e irei colocar aqui todos os dias um texto. Até lá.

Visita da APS à Placa do Aeroporto de Lisboa

No dia 27 de Setembro realizou-se no Aeroporto de Lisboa uma visita à placa organizada pela Associação Portugal Spotters. Esta foi a segunda visita a este aeroporto sendo a primeira em Junho de 2007. Assim que soube da visita inscrevi-me logo por ser uma oportunidade única. O João Oliveira também se inscreveu e fomos os dois a Lisboa.

Partimos pela 1:30 da manhã de Faro e chegámos às 5:45. Logo após o café fomos para o aeroporto. Até às 9 horas tínhamos muito que esperar. O terceiro a chegar foi o Rui Guerreiro pelas 8 horas e a partir daí começaram a chegar mais sócios. Com todos os participantes dirigimo-nos para o Canal C para entrarmos na placa. O autocarro de visitas esperava por nós. A caminho do primeiro local onde iamos fotografar, parámos junto ao CS-TEX, um A310 da Hifly que recentemente foram colocados uns títulos alusivos ao Sporting Clube de Braga.

"Bem-vindo ao meu território", diz-me o Alexandre Mourinha, um spotter veterano que faz spotting há aproximadamente 30 anos e tem cerca de 40000 registos diferentes de aviões. Ele trabalha na Groundforce, daí a sua frase para um trabalhador da Portway em Faro.

Pelas 10:15 estávamos na varanda do quartel dos Bombeiros e ali ficámos até às 12:45. Ainda assistimos a uma simulação dos bombeiros com as viaturas em acção.

Seguiu-se o almoço no refeitório da ANA até perto das 14:30. Fomos para outro local, a antiga torre de controlo, onde agora funciona a coordenação do aeroporto. Não foi possível entrarmos na sala mas ficámos do lado de fora a fotografar.

Fomos depois para o último local, ao lado da pista 03 com a luz a favor. Ali ficámos até às 18 horas. Fora do normal, daí assistimos a um "rejected take-off" de um A330 da TAP e um low-pass de um Piper Aztec da Leávia.

Os movimentos para os participantes de Lisboa não foram nada de especial pois eles estão habituados a ver estes movimentos. Para mim foi muito bom, um dos objectivos era fotografar os aviões da SATA com a pintura nova e consegui fotografar dois A310 e um A320. Ainda fotografámos um 737 da Egyptair com as cores da Star Alliance. Para o João foi melhor porque foi a sua primeira vez em Lisboa, e logo na placa!

Tenho algumas fotos tratadas mas não irei publicadas porque não tenho todas preparadas. Posso adiantar que trouxe 28 novos registos.

Resta-me agradecer à ANA Aeroportos por tornar possível esta visita e à organização da APS, nomeadamente o Guilhermino Pinto que foi quem nos guiou durante a visita.

26 setembro 2010

Aeronaves Militares num Aeroporto Civil

Este Verão IATA está a ser muito bom em termos de destaques, que são aviões que não são muito comuns num certo aeroporto. Todos os destaques têm sido civis como é óbvio visto que o Aeroporto Internacional de Faro é um aeroporto civil. Como se não bastasse, no dia 25 de Setembro estiveram em Faro dois aviões militares nunca vistos por estas bandas.

O primeiro trata-se de um Airbus CC-150 Polaris da Força Aérea Canadiana com registo 15001. Na verdade este avião é um A310-300 convertido para uso militar. Aterrou no dia anterior à noite e descolou às 18 horas.

O segundo trata-se de um Lockheed C-130 da Força Aérea Belga com registo CH-03. O avião aterrou pelas 11: 45 e descolou às 14 horas.

A descolagem do Polaris estava previsto para o início da manhã sem hora exacta. Antes de entrar ao serviço fui às imediações do aeroporto para tentar fotografar. Vi que não havia movimento em redor do avião e suspeitei logo que o avião não iria descolar tão cedo. Fui ao stand fotografar o avião, apesar de estar muito escuro pois ainda o Sol ainda não tinha nascido. Do Hercules ninguém estava à espera da aterragem dele. Soube que ele vinha enquanto estava a trabalhar e aproveitei a hora de almoço para o ir fotografar. Visto que a fotografia do Polaris não ficou em condições, apenas conta para registo a fotografia do C-130.

15001 | Airbus CC-150 Polaris | Canadian Air Force

CH-03 | Lockheed C-130H | Belgium Air Force

Registos Novos: 1

Uma manhã normal

Na passada sexta-feira, dia 24 de Setembro, fui às imediações do Aeroporto após sair de serviço. Os movimentos foram normais e fotografei em pontos que há muito tempo não utilizava: Montinho e cabeceira da 28. Enquanto existiu o chamado "Montão" em frente à taxiway Delta, usei muito este local porque não precisava de escadote e os spotters ficavam acima da rede. Com o desaparecimento do "montão" podemos voltar a usar os locais que têm sido habituais. Outra das razões que me fez ir a estes pontos foi porque ainda não tinha testado a minha nova lente noutros locais a não ser no início do caminho. Os resultados continuam a ser surpreendentes.

A principal razão foi porque veio do Porto o Edgar Nunes para spottar em Faro durante todo o dia e fui mostrar-lhe alguns dos pontos de spotting existentes. A ele deixo um abraço.

G-OZBE | A321 | Monarch

G-LSAB | 757-200 | Jet2.com

RA-64509 | Tupolev 214 | Transaero

Registos Novos: 2

24 setembro 2010

Dassault Falcon 7X da Flying Group

Ontem ao fim da tarde fui ao aeroporto com o objectivo de fotografar um A310 da Força Aérea Canadiana, que acabou por não vir. O movimento era fraco àquela hora. Deixo uma foto de um avião que esteve estacionado vários dias e é visitante habitual deste aeroporto: um Dassault Falcon 7X da Flying Group

OO-NAD | Dassault Falcon 7X | Flying Group

Registos Novos: 1

20 setembro 2010

Três em Linha

No dia 17 de Setembro soube que vinha pela hora de almoço um A319 ACJ da Acropolis Aviation e um voo da Bulgaria Air que na altura não sabia a matrícula. Das últimas vezes tinha sido o LZ-FBC, um A320 desta companhia mas todo branco e eu pensei que neste dia viesse este mais uma vez. Estava enganado. Veio um 737-400 de uma companhia nova da Eslováquia, a Air Explore, com matrícula OM-AEX. O dia estava a ser bom.

No fim da tarde, ao saber que o A319 privado estava estacionado no Stand 10, levei a máquina para o fotografar na placa. Ao chegar à placa vejo de novo o 737 da Air Explore e um Bombardier Global Express. Estavam estacionados os três em linha e aproveitei para fotografar todos. Trouxe assim para casa umas fotos diferentes de uns registos bastante interessantes.

RA-64518 | Tupolev 214 | Transaero Airlines

EC-KFS | Bombardier BD-700-1A10 Global Express XRS | Jet Personales

OM-AEX | 737-400 | Air Explore

EC-KFS | Bombardier BD-700-1A10 Global Express XRS | Jet Personales

G-NOAH | A319 ACJ | Acropolis Aviation

 


Registos Novos: 6

17 setembro 2010

Actualização do Blog v2.1

Devido a alguns problemas de compatibilidade e depois de alguns testes, mudei o lay-out do blog, para estar mais apresentável e actualizado relativamente aos esquemas disponíveis pelo Blogger. Com isto as imagens passam a ser colocadas a 640 pixeis com possibilidade de os visitantes visualizarem o tamanho original, bastando para isso clicar na imagem.

Foi também finalmente colocado um banner com o nome do blog, que há muito estava feito mas nunca tinha colocado devido à compatibilidade do mesmo com o esquema anterior.

Com esta actualização irão aparecer algumas secções novas no Blog, como por exemplo o Guia de Spotting do Aeroporto de Faro feito por mim para o Portugal Spotters que em breve estará disponível para consulta.

A321 da Air Méditerranée


Ontem veio um A321 da Air Méditerranée fazer o voo da Monarch ZB214/5. A Monarch tem estado a fretar aviões à Mint Airways e até à Transavia. Desta vez foi a Air Méditerranée, uma companhia que nunca tinha visto. Entretanto também fotografei o OO-SSD, um A319 que foi colocado recentemente na Brussels Airlines apesar de já ter pertencido à Sabena.

F-GYAJ | A321 | Air Méditerranée


OO-SSD | A319 | Brussels Airlines


Registos Novos: 2

16 setembro 2010

Fraco Movimento em Portimão

No passado dia 11 de Setembro, eu, o Fernando, o João e o Manuel decidimos ir até Portimão. Não há muito para falar desta spottada: o fraco movimento era esperado, mas o convívio foi bastante bom.

CS-DIP | Cessna 150 | Aero Algarve
Photobucket

D-EGXI | Grob G115 | Aeronautical Web Academy
Photobucket

D-ELMI | Cessna 182 | North Air Service (Operated by Skydive Algarve)
Photobucket

Registos Novos: 2

09 setembro 2010

A319 da Brussels com Cores Star Alliance

Esta manhã ao consultar o fórum do Portugal Spotters reparei que o João Oliveira tinha escrito que estava a vir o OO-SSC, um A319 da Brussels Airlines com as cores da Star Alliance. Ao ligar o radar reparo que ele estava já na aproximação à pista 10. Peguei logo no material e fui para o aeroporto. Ao chegar ainda tive de esperar um pouco, tendo descolado o SSC pelas 13:15. Fiquei ainda à espera da saída do A319 da British Airways mas pelas 13:40 ainda não tinha saído.

OO-SSC | A319 | Brussels Airlines (Star Alliance Colors)
Photobucket

EI-EKS | B737-800 | Ryanair
Photobucket

G-THOL | B737-300 | Thomsonfly
Photobucket

Registos Novos: 2

02 setembro 2010

Spottar em Portimão no Fim de Agosto

No dia 27 de Agosto estive em Portimão a aproveitar que estava de folga. O Fernando tinha-me dito que o tráfego das publicidades aéreas ia baixar em Setembro. Ao chegar lá reparei logo que o tráfego tinha baixado um pouco.

Os movimentos no geral foram poucos, mesmo assim gostei desta spottada em Portimão. Enquanto estive no aeródromo estive sempre a fotografar dentro do hangar da Aerovip graças ao Bruno e pude reencontrar algum pessoal como o Paulo, ao serviço na torre e o Pedro Becken. A eles mando um abraço.

CS-DII | Cessna 177 | Private
Photobucket

D-ELMI | Cessna 182 | North Air Service (Operated by Skydive Algarve)
Photobucket

CS-AHX | Reims F172 | Aerovip
Photobucket

CS-ADF | Cessna 150 | Aerovip
Photobucket

N477HP | Piper PA-32R-301T Saratoga II TC | Private
Photobucket

CS-AKX | Cessna 182 | Aerovip
Photobucket

CS-DIP | Cessna 152 | Aero Algarve
Photobucket

D-EAZL | Cessna 172 | Private
Photobucket

CS-AHX - Reims F172 | Aerovip
Photobucket

Registos Novos: 5