24 janeiro 2010

O Primeiro destaque de 2010 em Faro

Ontem fui ao aeroporto para ver um grande destaque: um 737-800 da BIMAN Bangladesh com matrícula S2-AFL mas vinha com a antiga matrícula, PR-GOZ. Este avião, juntamente com o ex-PR-GIA, eram para ter vindo no passado sábado dia 16 à noite e descolarem no dia 17 às 12 horas. Essa previsão não aconteceu e os voos estiveram a adiar. O PR-GOZ chegou no dia 22 às 15:35 e descolou às 17:30 com destino a Riade. Este avião fez com que muitos spotters fossem ao aeroporto para registar este movimento.

Fui cedo para o aeroporto. Enquanto esperava por algum movimento ou por alguém, ia lendo a revista Sirius de Janeiro/Fevereiro. Pelas 15:25 oiço um Air Berlin a aproximar à pista 10. Quando passou para frequência da torre fui para o montinho para o fotografar. Chegaram dois spotters, o Edgar e um outro que não me recordo do nome, mas é do Montijo. Na final curta o 737 vinha muito alto e fez um go-around.

Depois de aterrar o 737 da Air Berlin começaram a chegar mais aviões e mais spotters. O convívio foi muito bom e já que não houve muitos movimentos, a spottada também valeu por isso. Os spotters seguiam muito atentos a evolução do PR-GOZ. Às 17:20 começou a fazer push-back virado para oeste. Às 17:30 descolou da pista 10 em direcção a Riade.

O objectivo estava cumprido e nós fomos embora, pois já não havia muita luz e fazia se sentir o frio.

07 janeiro 2010

O Grande Irmão

Hoje veio parquear para Faro o A340 da HiFly com matrícula CS-TQM. Para mim já não era novo, este A340 já tinha vindo no dia 20 de Outubro, sendo também o primeiro A340 que fotografei em Faro. A minha intenção eram: melhorar o registo porque no dia que ele veio estava muito escuro, tendo chovido pouco tempo depois de ele chegar; fotografá-lo ao lado do seu “irmão”, o A330 da HiFly com matrícula CS-TFZ. Estava previsto o A340 descolar de Lisboa às 10 horas. Cheguei um pouco antes ao montinho. Estavam no chão dois Ryanairs e um Transavia num dos stands ímpares. Descola Ryanair, aterra Ryanair, e o CS-TQM, nem vê-lo.

Photobucket
Photobucket 
Photobucket 

Pelas 10:30 oiço no rádio um TLB441. Estava à espera de um teco-teco de alguma escola. Afinal foi este, um Raytheon 1900D da Atlantique Air Assistance com matrícula F-GNBR e número de construção UE-327. 
Photobucket 
Photobucket 
Photobucket 

Depois de fotografar estes aviões, ouvi um TAF001 que ia fazer uma aproximação à VOR do aeroporto a 3000 pés. Coisa normal dos teco-tecos das escolas… Não liguei muito ao facto e desisti de esperar pelo A340. Parei perto da VOR e ouvi um barulho de uma aeronave. Quando olhei já tinha passado e vi apenas de trás. Era um C-130 da Força Aérea da Tunísia com matrícula TS-MTG. Continuei a minha viagem para fotografar o ‘TFZ dentro das possibilidades.

O A330 estava estacionado no stand 30. Naquela zona, para fotografar do lado de fora, há muitos obstáculos: postes, cabos, redes, contentores. A única foto que consegui sem obstáculos foi esta:
Photobucket 
Estive no aeroporto até às 11:45 e o A340 não veio. Esteve atrasado em Lisboa e só chegou a Faro por volta das 19 horas. Fica assim feita a primeira spottada de 2010.