Em 2013 os Spotters Days foram no decorrer do FC 2013/5, ou seja, o quinto "Flying Course" do ano. Devido à grande adesão de spotters, a organização resolveu fazer não um, mas dois Spotters Day. A organização destes Spotters Day foi do melhor que vi até à data. As inscrições abrem com meses de antecedência. Depois da confirmação de que conseguimos ficar inscritos, procedemos ao pagamento de 30€ por transferência bancária. Pode parecer muito, mas temos direito a:
-Entrada no Spotters Day;
-Almoço e uma bebida durante a tarde;
-Entry Pass com o nosso nome e número;
-Colete reflector com uma cópia do nosso "Entry Pass";
-Brindes, como uma T-shirt, Porta-chaves, saco/mochila.
Visto assim, parece-me um preço justo, comparado com outros Spotters Day realizados em Portugal.
Chegámos à Base Aérea cedo. Havia um parque de estacionamento para os spotters. Estacionar o carro foi fácil. Ali perto havia uma espécie de "posto de controlo" onde mostrávamos a nossa identificação e a confirmação da nossa inscrição. Depois disto, já com o "Entry Pass" ao peito, as mochilas dos spotters foram revistadas pela equipa de cinotecnia. Tudo OK, seguimos de autocarro para o Hangar do TLP. Lá foi dado aos Spotters um briefing para relembrar normas de segurança, regras, etc... No fim do briefing foi dado a cada spotter um colete, cada um com a sua identificação e os vouchers para os brindes, o almoço e a bebida da tarde.
Com os coletes distribuídos, o enorme grupo (250 spotters, segundo ouvi dizer) foi dividido em vários grupos para começar finalmente a "tour" pela placa. Tive sorte e fui colocado no primeiro grupo. O tour foi bastante bem controlado, com espaçamento de tempo entre os grupos para não haver tanta interferência nas fotografias. Todos os grupos eram guiados por um militar, que nos ia indicando para onde íamos. Durante o tour foi possível fotografar TODOS os aviões que estavam estacionados na placa e outros que iam aterrando. O meu tour durou uma hora.
Depois de almoço recebemos os brindes. Um intervalo para descansar, conversar... Para um convívio sem o "jet-noise".
Perto das 14:30 fomos colocados ao lado das pistas 09/27. A pista activa era a 27. A actividade aérea já estava a decorrer. O primeiro avião que fotografei a descolar foi um EF-2000. O local estava bem delimitado, com fitas presas a postes, ao longo de muitos metros. Ali, era impossível spotter atrapalhar spotter. Na curta pausa de movimentos podíamos ir a um dos autocarros buscar a tal bebida para refrescar: água ou coca-cola. Perto das 17:35 todos os movimentos já tinham aterrado, acabando assim o Spotters Day.
Foi a primeira vez que participei num Spotters Day deste evento e gostei bastante da organização, com grande base na antecedência, ao contrário do que acontece em Portugal. Se me for possível, irei claro participar em mais Spotters Day do TLP. Quero agradecer à organização do TLP e aos meus companheiros de viagem: Dick, Fernando e Vítor.
Escolhi uma foto de cada avião que fotografei. Foram 49 aeronaves que consegui fotografar!
4056 | Lockheed Martin F-16C | Poland Air Force
4068 | Lockheed Martin F-16C | Poland Air Force
4061 | Lockheed Martin F-16C | Poland Air Force
4062 | Lockheed Martin F-16C | Poland Air Force
4040 | Lockheed Martin F-16C | Poland Air Force
4042 | Lockheed Martin F-16C | Poland Air Force
4052 | Lockheed Martin F-16C | Poland Air Force
J-5013 | McDonnell Douglas F/A-18C | Switzerland Air Force
J-5025 | McDonnell Douglas F/A-18C | Switzerland Air Force
107 | Dassault Mirage 2000 | France Air Force
J-5234 | McDonnell Douglas F/A-18C | Switzerland Air Force
MM7308 | Eurofighter EF-2000 | Italy Air Force
CE.14-27 | Dassault Mirage F1 | Spain Air Force
4054 | Lockheed Martin F-16C | Poland Air Force
93-0674 | Lockheed Martin F-16C | Turkey Air Force
93-0673 | Lockheed Martin F-16C | Turkey Air Force
43 | Dassault Mirage 2000 | France Air Force
603 | Dassault Mirage 2000 | France Air Force
610 | Dassault Mirage 2000 | France Air Force
601 | Dassault Mirage 2000 | France Air Force
C.15-25 | McDonnell Douglas EF-18A | Spain Air Force
C.14-60 | Dassault Mirage F1 | Spain Air Force
C.16-31 | Eurofighter EF-2000 | Spain Air Force
C.15-40 | McDonnell Douglas EF-18A | Spain Air Force
CE.16-10000 | Eurofighter EF-2000 | Spain Air Force
Na pista
HS.9-15 | Sikorsky SH-3H | Spain Air Force
HA.18-6 | Agusta AB-212 | Spain Air Force
C.16-10001 | Eurofighter EF-2000 | Spain Air Force
C.16-51 | Eurofighter EF-2000 | Spain Air Force
MM7311 | Eurofighter EF-2000 | Italy Air Force
MM7316 | Eurofighter EF-2000 | Italy Air Force
XX339 | BAe Hawk T1 | UK Air Force
XX285 | BAe Hawk T1 | UK Air Force
J-5018 | McDonnell Douglas F/A-18C | Switzerland Air Force
C.16-49 | Eurofighter EF-2000 | Spain Air Force
C.16-48 | Eurofighter EF-2000 | Spain Air Force
C.15-84 | McDonnell Douglas EF-18A | Spain Air Force
MM7317 | Eurofighter EF-2000 | Italy Air Force
63 | Dassault Mirage 2000 | France Air Force
C.15-73 | McDonnell Douglas EF-18A | Spain Air Force
C.15-94 | McDonnell Douglas EF-18A | Spain Air Force
C.15-15 | McDonnell Douglas EF-18A | Spain Air Force
88 | Dassault Mirage 2000 | France Air Force
HD.21-2 | Aerospatiale AS-332B1 Super Puma | Spain Air Force
MM81349 | Agusta HH-3F | Italy Air Force
J-5008 | McDonnell Douglas F/A-18C | Switzerland Air Force
683 | Dassault Mirage 2000 | France Air Force
C.15-86 | McDonnell Douglas EF-18A | Spain Air Force
93-0694 | Lockheed Martin F-16D | Turkey Air Force
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