No passado fim de semana realizou-se pela segunda vez o Portimão Air Festival. No ano passado realizou-se no fim de semana prolongado de 25 a 27 de Abril, este ano realizou-se um mês mais tarde.
Mais uma vez, a organização deste evento não agiu bem ao colocar o programa do festival a público a uma semana e poucos dias antes. Não sei o motivo para tal atraso, mas acho que se continuar assim, este festival não vai ser tão promissor como se falava no ano passado.
Só tive possibilidade de ir no sábado, no dia 23, então aproveitei e fui. Não cheguei à zona ribeirinha a horas. Enquanto andava às voltas pelas ruas de Portimão para conseguir arranjar lugar para o carro, vi o espectáculo da patrulha AeroStars, composta por seis Yak-50. Quando cheguei e preparei a máquina fotográfica estava a voar o Pitts S-2B da Aerobática com o Luís Garção nos comandos. Começei logo a reparar que os espectáculos estavam a ser efectuados um pouco longe do público.
Após a actuação do Luis Garção, foi a vez de um Alouette III da FAP fazer uma demonstração de salvamento.
Em seguida, os já conhecidos Smokewings, patrulha portuguesa a actuar com 2 Yak-52. Esta foi das poucas fotos que consegui aproveitar, pois apesar do espectáculo desta patrulha ser muito bom, estava a ser efectuado longe.
De novo uma aeronave da Aerobática, desta vez um Extra 300 comandado pelo Marinho Pereira.
As fotografias dos dois espectáculos que se seguiram não ficaram com boa qualidade. Seguiu-se a Patrulla Culebra, grupo a voar com dois Sukhoi SU-26 e comandados pelo Cástor Fantoba e Juan Velarde.
O seguinte foi o piloto António Ideias, da Team Lima Alpha, mas que voou a solo com um Extra 300. Este espectáculo foi muito porque porque teve uma intervenção inédita da parte do piloto: através dos sistemas de som do recinto, o piloto ia explicando cada manobra e alguns detalhes sobre elas.
Destaque para a Patrouille REVA, a voar com dois aviões AcroEze e um LongEze, ambos experimentais. A estranha forma destes aviões é destacada por qualquer um que estivesse a observar o festival.
Os Rotores de Portugal fizeram um espectáculo muito bom, apesar de curto e com
Seguiu-se o campeão de 2008 do Red Bull Air Race, Hannes Arch com um Zivko Edge 540. "Smoke-on"!
Para o fim, e talvez os mais esperados, os Asas de Portugal, com dois Alpha-Jet, como sempre com manobras magníficas capazes de surpreender o público.
E assim acabo o resumo do que se passou no Portimão Air Festival. Depois de acabar não tive tempo para fazer uma visita aos stands que estavam lá colocados. Como já foi falado, a organização não foi do melhor mas dessa parte dou apenas um destaque: uma área reservada para spotters.
2 comentários:
Boas Ricardo
Não sei se a tua intenção era ficar junto dos outros spotters e aproveitares o convivio.
No local designado para eles alguns para não dizer todos os aviões passavam bastante longe.
Eu como tenho uma 200mm optei pelo sitio onde fiquei no ano passado e de onde tirei boas fotos.
Foi junto á fortaleza abandonada, sem problemas de estacionamento e na 1ª fila.
Para veres algumas fotos vai a http://www.brunolazaro.blogspot.com/ já que não consigo pôr no portugalspotters.
Saúde. Bruno Lázaro
Olá Bruno,
Realmente o sítio não foi o melhor, eu com 300mm não me safei. Acabei por ficar lá pois encontrei malta conhecida. Saúde.
Ricardo Gomes
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