28 dezembro 2009

Balanço de 2009

Tal como prometido, o balanço. Chegou ao fim mais um ano. Mais um ano bom em termos aeronáuticos. Começo pelos vôos feitos: Sete voos, sendo 4 relacionados com a Spotting Trip a Paris (Faro-Lisboa-Paris-Lisboa-Faro), um voo de Lockheed C-130 Hercules nas comemorações do 57º Aniversário da FAP e 2 relacionados com a Spottada do Portugal Spotters à Madeira. Tive pela primeira vez a oportunidade de ir ao cockpit durante um voo e para tornar melhor, duas aterragens no jump-seat em Paris e Lisboa. É daqueles momentos magníficos que ficam registados em fotografia e na mente.

Em 2009 fiz spotting nos seguintes aeroportos/aeródromos:

-Faro
-Paris (Charles de Gaulle e Le Bourget)
-Sintra
-Portimão
-Évora
-Madeira
-Lisboa
-Monte Real

Os locais novos foram menos que no ano passado, apenas Paris e Sintra. Adorei ir a Paris. Fiz uma parte da viagem no cockpit no voo Lisboa-Paris, fomos a Charles de Gaulle e ao Paris Air Show em Le Bourget. Consegui finalmente fotografar não um, mas dois A380. Um deles, o F-WWOW estava em exposição estática havendo possibilidade de o fotografar muito perto. Além disso ainda houve tempo para visitar os principais monumentos da cidade.

Na Madeira foi uma “One-Day Spotting Trip” com um grupo do Portugal Spotters. Houve a possibilidade de spottar em quatro pontos diferentes graças ao aluguer de um carro e de alguns colegas da Madeira que facilitaram esta spottada de ir e vir no próprio dia.

Fui a Lisboa para fotografar os aviões da Cimeira Ibero-Americana, que não foram tantos quanto esperávamos. Como todos os anos vou a Lisboa para spottar pelo menos uma vez, aproveitei e esperei pela cimeira.

Em Monte Real foi a visita da Associação Portugal Spotters à base aérea. Foi uma viagem combinada um pouco em cima da hora, mas isso não impediu que corresse bem. Obrigado Mika e Fernando.

Na parte dos festivais aéreos, foram 4:

-Portimão Air Festival
-Paris Air Show 2009
-57º Aniversário da Força Aérea Portuguesa (Sintra)
-Portugal Air Show 2009 (Évora)

Nesta edição do Portimão Air Festival só pude ir no sábado e um pouco à pressa. As novidades foram a Patrulha Reva, Hannes Arch (campeão do Red Bull Air Race em 2008) e os Aero Stars. De resto, só destaco o local para os spotters.

Sobre Paris já falei e não há muito que acrescentar. Magnífico é a palavra que uso para descrever o Paris Air Show 2009. A multidão, a quantidade de aviões, enfim, muito bom mesmo.

Em Sintra foi um festival aéreo mas apenas militar. Foi um festival bom, deu para fotografar os novos Casa C-295 da FAP e mais alguns que tinha curiosidade em fotografar, como o Falcon 50. Como já disse, fiz neste dia um voo no Lockheed C-130 com os amigos que foram comigo.

Em Évora foi o maior festival aéreo da Península Ibérica, o Portugal Air Show 2009. O festival não correu da melhor maneira, graças ao cancelamento do Antonov An-2 e do P-51 Mustang. Fora disto, até foi bom, Patrulha Águila, Hawker Sea Fury e as aeronaves habituais: Rotores de Portugal, Lynx da Marinha… Mas para mim o melhor foi mesmo ser Expositor do Stand do Portugal Spotters. Obrigado Carlos e Guilhermino pelo convite.

Quanto aos destaques, prefiro mostrar as fotografias do que falar deles, já que as imagens valem mais que mil palavras. Podem clicar nas miniaturas para ver as fotos em tamanho maior:

Dsc_300[1] G-MKHA[1] CS-TLO[1]
SE-RFS[1] G-EOMA_marca[1] F-BVFF2[1]
_MG_3344[1] HZ-AIF[1] 03082009101[1]
A7-HHM2[1] HB-ISE2[1] G-STRW[1]
ES-ABK[1] D-ALPE[1] OY-VKE[1]
CS-TFU[2] C-GTSX[1] CS-TQM3[1]
OH-LGF[1] 102[1] FAC0001[1]
T-01[1] T22-2[1] 151143[1]

Como podem ver são muitos os destaques, e não estão aqui todos. Podem rever os meus posts de 2009 para ver todas as fotos deste ano.

Este ano também houve um acontecimento que para mim foi a realização de um sonho: trabalhar no aeroporto de Faro. Estive durante seis meses e meio na Portway como Operador de Assistência em Escala, o que me permitiu tirar algumas das fotos e avisar os spotters de Faro de alguns movimentos de destaque. Se correr como esperado, voltarei em 2010 a trabalhar na Portway.

E assim acabo o balanço. Resumidamente, foi um ano bom. Espero que 2010 seja igual ou melhor que 2009. Desejo a todos os entusiastas da aviação um bom 2010 com saúde e bons momentos. Até para o ano!

22 dezembro 2009

Spottada de Natal 2009

No sábado passado, tal como combinado, realizou-se no aeroporto a spottada de Natal que já vai sendo habitual. Como seria de esperar, o tráfego foi muito pouco. Ao início da tarde apareceram a Cessna 172 da Gestair e uma Socata Trinidad da Academia Aeronáutica de Évora para fazer treinos. Devo dar destaque ao Dornier 328-Jet da ADAC e a um 737 da Norwegian com matrícula LN-KHD que antes tinha a matrícula G-CDEG e pertencia à falida FlyGlobeSpan. Este avião foi entregue à Norwegian no dia 27 de Novembro do corrente ano.

De resto foi o 737 da Air Berlin D-ABAF e o Fokker 100 da Portugália CS-TPC. Esta spottada só valeu a pena graças à companhia e convívio durante a tarde entre o pessoal que apareceu no montinho: Daniel, Tiago, João, Fernando, Dick, Mickael e o José.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Dou o ano em termos de spottadas por terminado. Para acabar em grande, o meu post seguinte será do Balanço de 2009.

18 dezembro 2009

Portugal Air Show 2009 – Fotos do Dia 3 (20 de Setembro)

Para acabar, as fotos do último dia, 20 de Setembro:

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Podem ler os meus relatos feitos no próprio dia nos seguintes links:

Dia 0
Dia 1
Dia 2
Dia 3

Espero que gostem das fotografias.

16 dezembro 2009

Portugal Air Show 2009 – Fotos do Dia 2 (19 de Setembro)

Continuando, agora a vez das fotos do dia 19:

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

E uma fotografia à parte:
Photobucket

Portugal Air Show 2009 – Fotos do Dia 1 (18 de Setembro)

Aqui ficam as fotos do dia 18 de Setembro:

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket