Como já é hábito no fim de cada ano, chegou o momento de fazer o balanço deste ano 2010. Se 2009 foi um ano bom, este foi melhor ainda! No início de 2010 não esperava que me corresse tão bem e chego ao fim do ano muito satisfeito. Começo então com os
Voos
Este ano realizei 15 voos, 12 relacionados com Spotting Trip's que mais à frente vou mencionar, dois voos relacionados com os voos APS de Cascais a Santarém e sentido inverso, que logo baptizei como o voo APS001, e um voo muito especial para mim em que pilotei pela primeira vez uma aeronave, um MS-880B Rallye Club da Aerovip.
Este ano fiz 18 horas e 50 minutos de voo e uma distância de aproximadamente 10708 km.
Aeroportos/Aeródromos Visitados
Em 2010 fiz spotting nos seguintes aeroportos/aeródromos:
-Faro
-Monte Real
-Portimão
-Cascais
-Santarém
-Lisboa
-Palma de Maiorca
-Sevilha
-Porto
-Lagos
-Londres
-Madeira
-Barcelona
Quase o dobro de locais diferentes visitados em comparação a 2009 com o recorde de aeroportos/aeródromos novos: Cascais, Santarém, Palma de Maiorca, Sevilha, Porto, Londres e Barcelona. O spotting em Cascais e Santarém foi feito na placa destes aeródromos aquando da viagem de Cessna 172 organizada pela Associação Portugal Spotters. Obrigado Guilhermino e João.
Em Palma de Maiorca foi o conhecido fracasso devido à erupção do vulcão Eyjafjallajokull na Islândia que provocou o caos na Europa com o fecho do espaço aéreo de praticamente todos os países. Em termos de aviões foi muito fraco mas o grupo fez o que os turistas normais fazem, conhecer o sítio. O nosso voo de volta foi cancelado devido ao fecho do aeroporto de Palma de Maiorca e tivemos de ficar mais um dia hospedados na ilha. Obrigado Mika, Dick, Luís, Guilhermino, José e Alexandre.
Não foi uma nem duas, mas sim três vezes que fui a Sevilha, o aeroporto internacional fora de Portugal que visitei mais vezes. Na segunda visita a Sevilha foi excelente visto que fomos visitar a fábrica da Airbus Military, com a possibilidade de ver 3 A400M e entrar no F-WWOW, o primeiro A380 a ser construído. Obrigado Fernando, Edgar, João e aos membros do Spotting Andalucia que tornaram possível esta visita à fábrica, Daniel Guerra e Ricardo Acosta.
Ao Porto foi uma visita à Placa organizada pela APEA - Associação Portuguesa de Entusiastas da Aviação. Tinha curiosidade em visitar este aeroporto. Com os voos diários da Ryanair e um bom argumento lá fui eu até ao Porto. Neste dia completei todos os aeroportos de Portugal Continental. Este dia também foi muito importante para mim quando fiz um upgrade no meu material fotográfico ao comprar uma lente Sigma 50-500mm. Obrigado Luís, Pedro e Agostinho.
A Londres arrisco a dizer que foi a minha melhor Spotting Trip até à data. Os movimentos não param e a variedade é muita. Apesar da chuva foi o aeroporto que este ano fiz mais registos novos, 333! Houve tempo para visitar a cidade, destaque para o Big Ben. Obrigado Edgar, Gonçalo e João.
Com tão pouco tempo de "pausa" lá fui a Barcelona para a Spotting Trip com mais duração até à data, cinco dias. Um aeroporto que em Espanha é conhecido como o "paraíso dos spotters". Os movimentos são bons e as condições de Spotting são óptimas. Obrigado Edgar e Gonçalo.
Dos aeroportos/aeródromos habituais, foi muito bom. Em Faro o Verão IATA foi muito bom com movimentos fora do vulgar. Destaque para os 757's alugados à easyJet e os DC-10 da Omni Air International que devido à nuvem de cinzas do vulão Eyjafjallajokull tiveram de escalar em Faro. Durante este ano também assistimos à abertura da 39º base da Ryanair.
Fui a Monte Real duas vezes, a primeira logo no início do ano num Spotters Day relacionado com o exercício Real Thaw e a segunda vez em Maio, no 51º Aniversário da Base e foi o único festival aéreo que visitei este ano.
Portimão é o tal aeródromo que gosto muito. As pessoas que por lá conheci e hoje são meus amigos fazem-me ir várias vezes almoçar e passar a tarde mesmo que não haja movimentos interessantes. Mesmo assim este ano consegui fotografar vários Cessna 172 em voo de entrega e o melhor, um CASA C-295M da Força Aérea Portuguesa a treinar naquela pista de 800m. Obrigado Paulo, Bruno e Lobato.
A Lisboa faço a minha visita habitual pelo menos uma vez por ano. Este ano foi diferente e fiz três visitas. Uma delas foi para a segunda visita à placa organizada pela APS - Associação Portugal Spotters onde os spotters participantes puderam fotografar os aviões em ângulos pouco comuns. A última visita deveu-se à realização da Cimeira da NATO que permitiu aos spotters verem aviões raros e únicos com destaque ao avião mais cobiçado do mundo: o Air Force One.
Em Lagos foi uma curta passagem durante o Verão e lá estavam dois ultraleves.
Na Madeira foi a habitual viagem de Spotting e este ano foi diferente com a visita à placa. Foi a primeira vez que a APS realizou uma visita à placa neste aeroporto.
Destaques
Depois de falar resumidamente dos aeroportos/aeródromos onde estive vou mostrar algumas fotos dos melhores aviões que fotografei em 2010:
Registos Novos
Este ano tinha como objectivo ultrapassar os 3000 registos. Essa meta foi ultrapassada e neste momento tenho 3002 registos. Este ano consegui 1069 registos novos o que corresponde a aproximadamente 35% dos registos que tenho actualmente.
Foi sem dúvida um ano em cheio. Desejo a todos os entusiastas da aviação e aos visitantes do meu blog um bom 2011 com saúde e bons momentos. Até para o ano!
2 comentários:
Ricardo,só tenho uma palavra: Brutal!!
Grande post...Bom ano 2011 para ti!
Muito bom. Parabens ;)
Grande abraço
Guilhermino Pinto
Enviar um comentário