14 dezembro 2010

Barcelona - Lisboa @ CS-TPH, TP747

Fomos para o aeroporto cedo para tratar da entrega do carro e fazer o Check-In. Não encontrámos máquinas de Self Check-In em que fossem possíveis fazer o Check-In nos voos da TAP. Fizemos então o check-in habitual. Ao passar o controlo de segurança dirigimo-nos para a zona C do terminal 1, onde seria a nossa porta de embarque. Conseguimos fotografar alguns aviões através dos vidros do terminal, como o B747 da Cargolux e da Jade Cargo, A330 da Avianca, entre outros.

Ao saber a porta atribuída para o nosso voo fomos até lá. Nessa zona a placa estava cheia de CRJ-200 da Air Nostrum.

Voo: TAP Portugal TP747
Data: 27 de Outubro de 2010
De: Aeroporto Intenacional de Barcelona-El Prat (BCN/LEBL)
Para: Aeroporto Internacional de Lisboa, Portela (LIS/LPPT)

Check-in: Terminal 1, 561-564
Porta de Embarque: C87
Hora para embarque: 16:45 LT
Hora real do início do embarque: 16:55 LT
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 284
Avião: Embraer ERJ-145, CS-TPH, Pardal. Operado pela Portugália
Lugar: 17A
Hora prevista para a partida: 17:15 LT
Hora real de partida: 17:21 LT

Altitude máxima: FL330

Hora prevista para a aterragem: 18:15 LT
Hora real de aterragem: 18:06 LT
Stand onde parqueou o avião: 202

Na placa, por trás da manga, surge o avião em que nós iríamos até Lisboa. Posso vos dizer que fiquei empolgante ao saber que ia viajar neste avião!


O embarque começa com dez minutos de atraso e é feito de forma rápida visto que o número de passageiros era pequeno, cerca de 40. Quis registar o momento em que eu estava prestes a entrar neste avião!


O embarque é feito ao estilo de como a Ryanair está a fazer em Faro e no Porto. As pessoas passam por uma ponte, descem umas escadas e entramos no avião. Tirei muitas fotos ao ERJ145 e aos CRJ-200 ali estacionados ao lado e ninguém me veio chatear.


Ao entrar no avião sou gentilmente recebido pela tripulação e com uma valente cabeçada no tecto do Embraer, para terem uma ideia da altura da cabine, eu meço 1,79 metros. Os motores arrancam passados dez minutos do embarque e seguimos para a pista 25L. A saída do stand é feita de forma autónoma - sem auxílio de tractor de push-back.

Com apenas 6 minutos de atraso descolámos e após o famoso banking seguimos rumo a Lisboa.


Achei o avião ruidoso, os motores são atrás e eu vim praticamente no fim da cabine. O avião tem 19 filas dispostas do tipo 1-2.


Ainda não tínhamos chegado à altitude cruzeiro e as refeições já estavam a ser servidas. Após a minha refeição fui à casa-de-banho. Sou confrontado com a torneira avariada. Para substituir, a tripulação colocou toalhetes refrescantes.

Às 17:46 UTC começa a descida para aterragem na pista 03 em Lisboa. A aterragem foi suave e seguimos para o stand 202. A seguir ao Embraer aterrou um A320 da TAP na pista 35. De salientar o tempo de espera da bagagem que foi cerca de 30 minutos.


Já em Lisboa, segui para Sete Rios para apanhar o autocarro para o Algarve e assim acabou a minha Spotting Trip a Barcelona. Quero agradecer ao Edgar Santos pelo convite para esta viagem e a ele e ao irmão pela companhia, camaradagem e convívio durante estes 5 dias.

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