30 novembro 2009

Antes a chuva que nevoeiro

Ontem fui mais uma vez ao aeroporto com o Gil Cardoso. Este era inicialmente o único dia que ia spottar com ele porque eram esperados mais aviões neste dia, mas devido a alterações, decidimos ir no sábado, e o resultado está à vista no meu post anterior.

O Gil decidiu ir madrugar para o aeroporto. Ele veio buscar-me pelas 7h e antes de irmos para o spot fomos tomar café. O spot escolhido foi os Armazéns do Ruela, pois estava nublado e não teríamos o Sol de frente. Se no sábado era o nevoeiro que tinha estragado o esquema, ontem foi a chuva. Mas antes a chuva que nevoeiro.

Quando chegámos ao spot ainda estava muito escuro para fotografar. Mesmo assim ainda tentei fotografar o A310 da White CS-TKI, FlyRed, porque ainda não tenho este avião fotografado com os motores pintados. Não obtive bons resultados saindo as fotos muito tremidas.

O tempo foi passando e a luz melhorando. Pelas 10h o tempo abriu um pouco e o aeroporto tinha mais luz. Ficámos neste spot até às 12:15. De lá fotografámos o 737 da Colômbia e um 757 da Argentina. Também deu para fotografar o imponente 777 da TAAG a descolar e um 767 da Euro Atlantic Airways com matrícula CS-TFT e autocolantes da Med-View Airlines

Photobucket

Photobucket

Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket

Depois mudámos de spot, fomos para a rotunda do terminal de carga, para nos encontrarmos com o Mickael para irmos almoçar ao refeitório do terminal. Ainda tirámos algumas fotografias até a fome começar a apertar a sério. Antes de irmos almoçar deu para fotografar um Dornier 328-Jet privado com matrícula VP-CJP, entre outros aviões.

Photobucket
Photobucket

Durante a manhã o 737 da Colômbia estacionou na cabeceira da pista 35 e à hora do almoço o 757 da Argentina estacionou atrás. Na zona do Pote de Água, conseguimos fotografar os ditos aviões.

Photobucket
Photobucket

Missão cumprida e nós voltámos para a rotunda. Durante a tarde estiveram muitos spotters. O convívio foi muito bom. Esta parte é daquelas que também me faz gostar ainda mais deste hobby. Até houve direito a chouriça assada. Enquanto o pessoal conversava alguns iam fotografando os movimentos normais.

Às 15:45 surge o primeiro movimento ligado à comitiva espanhola, um Falcon 900 com registo T.18-3. Às 16 horas aterrou um MD-83 da Blue Line com registo F-GMLU. Curiosamente já tinha fotografado este avião em Faro só que parqueado. Deu para melhorar o registo e captar um novo adereço ao avião: a bandeira da República Dominicana. Numa rotação muito rápida, o Falcon 900 da Força Aérea espanhola descolou às 16:15. Retomam os movimentos normais e o convívio entre os spotters.

O Sol começa a pôr-se e para estragar mais algumas nuvens tapam a luz. Os spotters aguardam ainda pelos dois A310 da Força Aérea Espanhola. Ao enfraquecer a luz do dia a máquina sente a necessidade de ser aumentado o ISO. Às 17:15 surge o primeiro A310 com registo T.22-2. Assim que aterrou só deu tempo para descolar um A319 com o outro A310 na final. O T.22-1 aterrou às 17:22. Com a luz praticamente escassa os spotters começam a fechar as lentes e a desligar as máquinas. O dia está terminado.

Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket

Quero agradecer ao Gil Cardoso por me ter dado boleia nestes dois dias de spottada e ao meu primo João Gomes pela ajuda dada para ficar em Lisboa durante estes 5 dias.

Sem comentários: