Quando acabou o desembarque, os elementos do grupo tiveram acesso ao cockpit para uma fotografia e agradecer aos pilotos.
Ao chegarmos ao Aeroporto, fomos logo para a varanda tirar umas fotos. Conseguimos fotos espectaculares, entre elas um dos pilotos do voo que viemos a mostrar a T-Shirt que o grupo ofereceu, alusiva à conjugação verbal do verbo Spottar.
Ainda não tinha saído do aeroporto e a Spottada já estava a render. A bem dizer nós praticamente não saímos do aeroporto... Este A320 da TAP tem o logo na fuselagem mais pequeno que todos os restantes aviões.
O piloto a mostrar a T-Shirt
O avião em que viemos a regressar a Lisboa
O ATP com destino a Porto Santo passou praticamente por cima de nós.
Depois fomos com a ajuda dos colegas madeirenses ao primeiro ponto de Spotting, o Miradouro do Rosário. Enquanto estivemos lá apenas aterrou um A320 da TAP, que devido à distância que estávamos do aeroporto e à distância focal da minha lente (70-300mm), não consegui tirar uma fotografia em condições. Este ponto é muito bom para aterragens na pista 05 e descolagem na pista 23.
Em seguida fomos para o Pico do Facho, o segundo ponto de spotting. Outro sítio com uma vista excelente para o Machico e para o aeroporto. Os aviões ao aterrarem na pista 23, estavam mais baixos que nós. Outro ponto em que os 300mm não são totalmente suficientes, mas a perspectiva é muito boa. Uma das fotos possíveis neste ponto:
Após algumas fotografias e antes do almoço, fomos fotografar um Nord Noratlas que tem história. Este avião pertenceu à Força Aérea Portuguesa, com o registo 6419 e número de construção D044. No dia 13 de Novembro de 1975 o avião foi destruido numa acção terrorista de um grupo chamado FLAMA-Frente de Libertação do Arquipélago da Madeira. Actualmente pertence a um particular que reside perto de onde está o avião.
À hora do almoço, fomos para o restaurante "O Franco". Enquanto esperávamos pelo pessoal, deu para tirar algumas fotos. Vamos considerar assim o terceiro ponto de spotting, que é numa ponte pedonal que passa por cima da Estrada Regional 101.
Depois do almoço e com as "baterias" recarregadas, fomos para o quarto ponto de spotting, na Rampa do Cano, exactamente na casa do Sr. António Abreu. Esta casa está localizada num sítio excelente de Spotting.
Tivemos a sorte de fotografar este Tupolev 154 da Força Aérea da Polónia.
No regresso para o terminal, com o check-in feito e preparados para voltar a Lisboa, ainda fomos à varanda para tirar as últimas fotografias. Eu consegui fotografar este Fokker 100 da Portugália. A luz era praticamente nenhuma.
Às 19:30 fomos para a porta de embarque número 9. Continua no Flight Report Madeira-Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário