31 outubro 2010

B737-400 da CSA - O último destaque do Verão IATA

Ontem veio um B737-400 da CSA com uma pintura especial, dizendo da fuselagem "Holidays". Este avião tinha vindo no dia 27 e saiu em voo de posição. Provavelmente foi um voo charter. É também o último destaque do Verão IATA deste ano que acabou ontem. Hoje entra em vigor o Inverno IATA 2010/2011.

Tive oportunidade de ir à placa fotografar este avião e o D-AHFZ. Quero agradecer ao meu chefe e ao tractorista que me levou até aos dois aviões.

OK-WGX | B737-400 | CSA Czech Airlines

D-AHFZ | B737-800 | TuiFly

Registos Novos: 1

Haribo Azul - Ainda não foi desta

No dia 29 de Outubro veio a Faro o D-AHFM, um 737 da TuiFly com as cores especiais da Haribo. A Tuifly tem dois aviões com pinturas alusivas à marca de gomas Haribo, o azul, que é o D-AHFM, e um dourado, o D-ATUD. O azul está pintado há mais tempo e eu já o perdi muitas vezes. O dourado consegui fotografá-lo à primeira vez que veio a Faro a 10 de Março.

O Haribo azul veio de manhã e eu desperdicei a oportunidade de o fotografar. À tarde voltou e consegui fotografá-lo talvez nas piores condições de luz. Já era de noite e estava nublado. Deixo o registo possível.

D-AHFM | B737-800 | TuiFly

Spottar num Lugar ao Sol

No passado dia 23 de Outubro estive de serviço de manhã e reparei que estavam planeados para a tarde um A330 da Air Berlin e um 737 da TuiFly a fazer um voo Germanwings.

Depois de almoço decidi ir até ao aeroporto. O dia estava bom e confesso que já tinha saudades de fazer o que fiz neste dia. Arrancar para o aeroporto e passar uma tarde agradável na companhia dos meus amigos. Ao início andámos um pouco desencontrados mas no fim do dia estávamos todos juntos. Resolvi ficar até aos últimos raios de sol para fotografar a descolagem do A330.

D-ALPI | A330-200 | Air Berlin

EI-EKP | B737-800 | Ryanair

CS-TNK | A320 | TAP

D-AHFZ | B737-800 | TuiFly

D-ALPI | A330-200 | Air Berlin

Registos Novos: 10

28 outubro 2010

Quatro Aviões Desviados e Dois em Voo de Entrega

No dia 22 de Outubro estive de serviço de madrugada/manhã. Ao durante a manhã olho para o painel de informações de voos e reparo que tinham chegado quatro aviões desviados:

-TAP835 - CS-TNU - Roma-Fiumicino
-TAP351L - CS-TNJ - Londres-Heathrow
-EZY7979 - G-EZDV - Londres-Luton
-TAY*** - OO-TAF - Liège

Estes aviões tinham como destino o aeroporto de Lisboa, mas devido à má visibilidade vieram desviados para Faro. Aproveitei que tinha a máquina comigo e fui para o caminho que agora é estrada. Os primeiros três aviões descolaram até às 10:30. O avião que mais me interessava, um BAe146 da TNT, não saiu.

No meio de algum movimento vejo dois Cessna's 172 a taxiarem para descolar. Tratava-se de um voo de entrega, com destino final o Egipto, para a empresa Egyptian Aviation Academy. Dali seguiram para Almeria.

Deixo algumas fotos que tirei nessa manhã.

CS-TNJ | A320 | TAP

G-OZBI | A321 | Monarch

N9156P (delivery registration) | Cessna 172 | Egyptian Aviation Academy


N91566 (delivery registration) | Cessna 172 | Egyptian Aviation Academy

Registos Novos: 2

27 outubro 2010

C-295M num Aeródromo

Na passada quinta-feira, dia 21 de Outubro, recebi uma chamada do Paulo Gonçalves dizendo que estava programado ir a Portimão um avião da Força Aérea Portuguesa. Não havia a certeza do tipo de avião mas pensámos logo no C212 Aviocar. Peguei na mochila, no carro e fui até Portimão. Reparei que estava um Cessna 152 da Van Grilo Aviation com matrícula CS-AUJ a arrancar motores. Descolou às 16:20 e foi o único movimento até às 18 horas.

CS-AUJ | Cessna 152 | VGA - Van Grilo Aviation

Encontrei logo o Bruno e o Lobato. Depressa o Bruno convida-me para ir até ao hangar da Aerovip, pois lá havia hipótese de estarmos sentados. Deparei-me com a mais recente aquisição da Aerovip: um Socata TB-9 Tampico com matrícula CS-DAB. Esta aeronave já tinha pertencido ao Aeroclube de Portugal.

CS-DAB | Socata TB-9 Tampico | Aerovip



E o suposto Aviocar nunca mais vinha... Já tinha desistido e arrumado o material para me ir embora. Quando estou a pegar na mochila, o Bruno, da sala do hangar diz: "Vem aí o Aviocar!". Fomos à rua e olhámos para Norte. Reparámos que o avião não parecia o Aviocar. Usufrui da minha lente e fiz máximo zoom, tirei uma foto e ampliei na máquina. Era o C-295. Fiquei logo sem palavras. Não estava à espera de tal avião aterrar ali. Com a pista 11 de serviço, o C-295 começou por fazer uma passagem baixa.

16707 | CASA C-295M | Portuguese Air Force

Deu uma volta e aterrou na pista 11. Foi impressionante a forma como o avião não usou a pista toda. Todos nós temos a ideia que, como o avião é grande iria usar grande parte da pista. Fez back-track para descolar pela pista 29 e para usar toda a pista ainda usou o "reverse thrust" para fazer marcha-atrás. Após algum tempo de espera, descolou.






O C-295 deu uma volta apertada e voltou a aterrar na pista 11. Desta vez, fez o back-track na soleira da pista 29, seguiu para a soleira da pista 11, voltou a fazer back-track e fez a última descolagem do dia.



Foi talvez o melhor momento que vi e registei em Portimão. Tudo isto se deve ao Paulo, a quem quero agradecer pelo aviso, e ao Bruno.

Registos Novos: 3

25 outubro 2010

Madeira - Lisboa @ G-EZFW, EZY7966

Depois de um dia bem passado na Madeira, pelas 17:30 horas fomos para o aeroporto para embarcar. O check-in começava às 18 horas. Assim que chegámos ao aeroporto fomos logo fazer o check-in para seguirmos para a varanda que está na área reservada a passageiros.

Voo: easyJet EZY7966
Data: 11 de Outubro de 2010
De: Aeroporto Internacional da Madeira (FNC/LPMA)
Para: Aeroporto Internacional de Lisboa, Portela (LIS/LPPT)

Check-in: 35-36
Porta de Embarque: 16 » 9
Hora para embarque: 19:20
Hora real do início do embarque: 19:37
Stand onde se encontrava o avião parqueado: A06
Avião: Airbus A319-100, G-EZFW
Lugar: 25F
Hora prevista para a partida: 20:10
Hora real de partida: 20:11

Altitude máxima: FL???

Hora prevista para a aterragem: 21:50
Hora real de aterragem: 21:37
Stand onde parqueou o avião: 125

Depois de tirar as últimas fotos na Madeira, aos poucos o pessoal foi para a porta de embarque 16, tal como diziam os painéis de informação. Já haviam alguns passageiros a fazer fila... quando a porta de embarque é alterada. Depois de anunciada a alteração, os passageiros mudaram-se para a porta 9. O início do embarque é anunciado às 19:37 mas demorou bastante até o primeiro passageiro passar da porta de embarque para o avião. Como de costume, na easyJet embarcam primeiro os passageiros com os passes "Speedy Boarding".


O facto de irmos a pé do terminal para o avião é fascinante. É um dos pormenores que me faz gostar do aeroporto da Madeira. Isto não acontece em todos os stands. Entrei pela porta de trás e sentei-me logo na primeira janela livre. O lugar seria o 25F. O Vitor Carneiro fez questão de se sentar ao meu lado para não irmos sozinhos e falarmos durante a viagem.


No fim do embarque, fecham-se as portas e acontece algo de estranho. Os assistentes de bordo disparam um spray. Trata-se de um desinfectante para evitar que o mosquito ''aedes aegypti'' seja exportado para Portugal Continental [1].

Às 20:02 dá-se início ao push-back. Cinco minutos depois seguimos para a pista 05. Antes de alinharmos à pista aterrou um A320 da TAP. Às 20:11, com apenas um minuto de atraso, descolamos na 05. Sentiu-se alguma turbulência na fase de subida.


Após uma hora da descolagem, dá-se início à descida que foi tranquila. Às 21:37 tocamos na pista 03 e seguimos para o Stand 125. Acabávamos de chegar ao "continente" com mais uma viagem bem sucedida.

Quero agradecer:

-Ao Guilhermino Pinto pelo convite;
-Ao Leonardo Coelho pela disponibilidade para me comprar o bilhete;
-Carlos Moreira e Vítor Carneiro pela companhia durante as viagens;
-Aos anfitriões madeirenses, Márcio Sousa, Miguel Nóbrega e José António;
-A todos os participantes desta viagem pela companhia e camaradagem.

[1] Informação cedida por André Castro. Mais info aqui: http://www.eurosurveillance.org/ViewArticle.aspx?ArticleId=3311

22 outubro 2010

Visita da APS à Placa do Aeroporto da Madeira - Fotos

Após chegarmos ao aeroporto, o grupo foi dividido em 3 grupos de 6 por ordem alfabética por questões de logística, visto que o aeroporto não dispunha de transporte para todo o grupo. Eu estava inserido no último grupo. Enquanto alguns estavam na placa, os restantes elementos ficavam na varanda, onde se consegue fotografias fantásticas.

CS-TRC | Dash 8-200 | SATA

G-OOAR | A320 | First Choice

O avião que nos transportou de Lisboa
G-EZAD | A319 | easyJet

G-CPEV | B757-200 | Thomsonfly

CS-TNJ | A320 | TAP

Às 12 horas o último grupo foi para a placa. O SOA que nos acompanhou, o Miguel Nóbrega levou os grupos a vários sítios. À soleira da pista 05, na zona de segurança ao lado da soleira da pista 05, taxiway Bravo e nos stands onde estavam o CS-AIC, -DCH e -DPA.

OK-TVP | B737-800 | Travel Service

Placa do Aeroporto da Madeira

Soleira da Pista 05

G-FCLD | B757-200 | Thomas Cook


G-CPEV | B757-200 | Thomsonfly

CS-DPA | Hawker Beechcraft 900XP | Madjet

Seguiu-se o almoço no restaurante "O Franco" e pelas 16 horas fomos para a rampa do Cano, talvez o local de spotting mais conhecido a seguir à varanda. Durante a tarde não houve muitos movimentos comparando com a manhã.

LX-LGR | B737-700 | Luxair

Pelas 17:30 decidimos voltar para o aeroporto para efectuar o check-in e fotografar o voo do Astraeus que estava previsto para as 18 horas aproximadamente. O avião foi o G-PJPJ, um B737-500 da Astraeus com os títulos da Palmair. Este avião é visita habitual em Faro. Na varanda depois de efectuar o check-in fotografámos duas surpresas.

16505 | CASA C-212 Aviocar | Portuguese Air Force

17403 | Falcon 50 | Portuguese Air Force

Registos novos: 10

Lisboa - Madeira @ G-EZAD, EZY7961

Oito dias após ter chegado de Londres tinha chegado a vez de ir à Madeira pela terceira vez. Esta viagem foi semelhante à do ano passado, com o objectivo de fazer Spotting durante todo o dia. Desta vez a APS foi mais longe e organizou a visita à placa.

Voo: easyJet EZY7961
Data: 11 de Outubro de 2010
De: Aeroporto Internacional de Lisboa, Portela (LIS/LPPT)
Para: Aeroporto Internacional da Madeira (FNC/LPMA)

Check-in: 220-221
Porta de Embarque: 212
Hora para embarque: 07:05
Hora real do início do embarque: 07:17
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 205
Avião: Airbus A319-100, G-EZAD
Lugar: 14E
Hora prevista para a partida: 07:45
Hora real de partida: 08:07

Altitude máxima: FL???

Hora prevista para a aterragem: 09:35
Hora real de aterragem: 09:31
Stand onde parqueou o avião: A08

O ponto de encontro foi no terminal 1 pelas 6 horas e seguimos para o terminal 2.  Fomos logo para o check-in porque o grupo era composto por cerca de 20 elementos e iria demorar algum tempo. Com os cartões de embarque na mão passámos o controlo e fomos para a porta de embarque 212 fazer fila. O embarque começou ligeiramente mais tarde que o previsto.

O nosso grupo seguiu no primeiro autocarro que foi para o avião. O nosso grupo procura lugares à janela, logo vamos dispersos pelo avião. Para não ir sozinho e à semelhança do que aconteceu no ano passado, sentei-me ao lado do Carlos Moreira e assim fomos falando durante a viagem e também consegui tirar fotografias durante o voo.

Pelas 8:07 descolámos da pista 03. Após a descolagem o avião vira à direita em direcção à Madeira e do lado direito do avião os passageiros tiveram uma vista magnífica. Deixo duas fotos:



Subimos até à altitude cruzeiro e seguiu-se um voo calmo. Pelas 9:15 começámos a descida. Ia a comentar com o Carlos que das duas vezes que estive na Madeira aterrei sempre na pista 23. À terceira é de vez e o Carlos diz-me "vamos aterrar na 05". Fiquei muito contente porque há muito tempo tinha curiosidade de aterrar na pista 05 devido à sua aproximação bastante conhecida.



Às 9:31 aterrámos na pista 05, quatro minutos antes da hora prevista.


Seguimos para o stand A08. Já com o pedido feito, esperámos que todos os passageiros saíssem para tirarmos a habitual foto de grupo com a tripulação.


 Com as fotos tiradas saímos da placa, tínhamos um longo dia pela frente...

21 outubro 2010

Aviões que Visitaram Faro

Desde que faço Spotting assisti em Faro alguns aviões e/ou companhias que voaram para cá durante um certo período e nunca mais voltaram. Deixo-vos 6 aviões diferentes fotografados em 2006 com uma breve descrição.

OE-LOS | A321 | flyNiki
A primeira pintura da Niki. Este avião actualmente tem o registo A7-ADK e pertence à Qatar Airways.

LN-ROU | MD-82 | Snowflake
A Snowflake era uma subsidiária da SAS - Scandinavian Airlines. Este avião era um visitante comum do aeroporto de Faro. Possui actualmente a pintura da SAS.

EI-DIJ | A320 | Eirjet
A Eirjet foi uma companhia que operou durante 2006 para Faro até ter cessado as operações em Novembro desse ano. Este avião actualmente tem o registo PK-RMC e é operado pela companhia Mandala Airlines.

EC-JDH | B747-200 | Air Plus Comet
Este avião está guardado (stored) desde 1 de Novembro de 2006. Esta companhia passou a chamar-se Air Comet em 2007 e cessou as operações em 2009.

D-AGEG | B737-300 | FlyDBA
Esta companhia inicialmente chamava-se Deutsche BA. Este avião actualmente pertence à Germania.

CS-TNH | A320 | TAP
Este é um avião "da casa". Continua a voar, agora com as novas cores da TAP. Na minha opinião esta pintura ficava mais bonita nos aviões.