Ao chegar ao terminal 1 do Aeroporto de Lisboa fui almoçar. Depois de almoço e já com o João Santos, que foi comigo, dirigimo-nos para a porta 42A. Da porta 41 em diante os passageiros têm de passar pelo controlo do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras). Esta foi a minha primeira viagem onde estive exposto a este controlo.
Voo: TAP Portugal TP364
Data: 30 de Setembro de 2010
De: Aeroporto Internacional de Lisboa, Portela (LIS/LPPT)
Para: Aeroporto Internacional de Londres - Heathrow (LHR/EGLL)
Check-in: ?
Porta de Embarque: 42A
Hora para embarque: 15:10
Hora real do início do embarque: 16:00
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 224
Avião: Airbus A320-200, CS-TNS
Lugar: 16A
Hora prevista para a partida: 15:50
Hora real de partida: 16:46
Altitude máxima: FL380
Hora prevista para a aterragem: 18:40
Hora real de aterragem: 19:07
Stand onde parqueou o avião: 120
Na espera do início do embarque deu para fotografar dois registos novos, um deles apresentado abaixo, um B737-800 da Egyptair.
Reparei logo que o embarque não iria começar à hora prevista. Enquanto não começava o embarque ainda conseguimos fotografar o CS-TOH e o CS-TOA que estavam nas mangas. Às 16 horas começa o embarque para os autocarros da Groundforce através da porta 42A. Seguimos em direcção ao stand 224. O avião seria o CS-TNS, um dos A320 mais recentes na TAP, tendo sido entregue no dia 11 de Setembro de 2009.
Após 12 minutos de espera já no meu lugar, dá-se início ao push-back. Seguimos para a pista 03 e fazemos hold-short para aterrar o CS-TNJ. Com praticamente uma hora de atrasado, o 'TNS levanta voo.
Durante a subida conseguimos avistar o aeródromo de Fátima e de Aveiro, a base aérea da Ota e de Monte Real e até o Aeroporto do Porto. Abaixo estão as fotos do aeródromo de Fátima e Base Aérea de Monte Real, respectivamente.
Perto de Aveiro atingimos os 36000 pés. Segundo o que o comandante Nuno Caniço preencheu no meu flight report a altitude máxima foi de FL380. Foi servida a refeição ligeira. Segue-se um voo bastante calmo e que foi feito com grande descontracção. Eu e o João aproveitámos para pôr a conversa em dia.
Pelas 18:30 começamos a descer para o congestionado espaço aéreo londrino. Depois de uma volta de 540 graus entramos no enfiamento da pista 27L. À nossa frente iam um A319 da Swiss, um B737 da KLM e A319 da British Airways. Somos então o número 4.
Ao sobrevoar o jardim da Myrtle Avenue vemos um flash, era o Edgar Santos que ficou lá até tarde para fotografar o avião que nós vínhamos. Às 19:07 fazemos o touch-down na pista 27L. A saída da pista é feita de forma rápida através das RET (Rapid Exit Taxiway) e taxiamos em direcção ao Stand 120. Durante o taxi começamos a ver alguns dos aviões que poderemos ter oportunidade de fotografar, como os A340-600 da Virgin, 777-300 da All Nippon Airways e um dos mais desejados, o A380 da Emirates.
Às 19:18 o 'TNS chegou ao stand 120 e começa o desembarque. Tinha chegado àquele aeroporto que há tanto tempo queria ir para spottar. Parecia que estava num sonho, mas não, estava a pisar o terminal 1 do Aeroporto de Heathrow.
2 comentários:
Excelente flight report!
Excelentes fotos também!
Abraço, Rafael.
Muito bom! Faz me lembrar como se fosse hoje e apetece-me voltar!
Abraço
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