25 outubro 2010

Madeira - Lisboa @ G-EZFW, EZY7966

Depois de um dia bem passado na Madeira, pelas 17:30 horas fomos para o aeroporto para embarcar. O check-in começava às 18 horas. Assim que chegámos ao aeroporto fomos logo fazer o check-in para seguirmos para a varanda que está na área reservada a passageiros.

Voo: easyJet EZY7966
Data: 11 de Outubro de 2010
De: Aeroporto Internacional da Madeira (FNC/LPMA)
Para: Aeroporto Internacional de Lisboa, Portela (LIS/LPPT)

Check-in: 35-36
Porta de Embarque: 16 » 9
Hora para embarque: 19:20
Hora real do início do embarque: 19:37
Stand onde se encontrava o avião parqueado: A06
Avião: Airbus A319-100, G-EZFW
Lugar: 25F
Hora prevista para a partida: 20:10
Hora real de partida: 20:11

Altitude máxima: FL???

Hora prevista para a aterragem: 21:50
Hora real de aterragem: 21:37
Stand onde parqueou o avião: 125

Depois de tirar as últimas fotos na Madeira, aos poucos o pessoal foi para a porta de embarque 16, tal como diziam os painéis de informação. Já haviam alguns passageiros a fazer fila... quando a porta de embarque é alterada. Depois de anunciada a alteração, os passageiros mudaram-se para a porta 9. O início do embarque é anunciado às 19:37 mas demorou bastante até o primeiro passageiro passar da porta de embarque para o avião. Como de costume, na easyJet embarcam primeiro os passageiros com os passes "Speedy Boarding".


O facto de irmos a pé do terminal para o avião é fascinante. É um dos pormenores que me faz gostar do aeroporto da Madeira. Isto não acontece em todos os stands. Entrei pela porta de trás e sentei-me logo na primeira janela livre. O lugar seria o 25F. O Vitor Carneiro fez questão de se sentar ao meu lado para não irmos sozinhos e falarmos durante a viagem.


No fim do embarque, fecham-se as portas e acontece algo de estranho. Os assistentes de bordo disparam um spray. Trata-se de um desinfectante para evitar que o mosquito ''aedes aegypti'' seja exportado para Portugal Continental [1].

Às 20:02 dá-se início ao push-back. Cinco minutos depois seguimos para a pista 05. Antes de alinharmos à pista aterrou um A320 da TAP. Às 20:11, com apenas um minuto de atraso, descolamos na 05. Sentiu-se alguma turbulência na fase de subida.


Após uma hora da descolagem, dá-se início à descida que foi tranquila. Às 21:37 tocamos na pista 03 e seguimos para o Stand 125. Acabávamos de chegar ao "continente" com mais uma viagem bem sucedida.

Quero agradecer:

-Ao Guilhermino Pinto pelo convite;
-Ao Leonardo Coelho pela disponibilidade para me comprar o bilhete;
-Carlos Moreira e Vítor Carneiro pela companhia durante as viagens;
-Aos anfitriões madeirenses, Márcio Sousa, Miguel Nóbrega e José António;
-A todos os participantes desta viagem pela companhia e camaradagem.

[1] Informação cedida por André Castro. Mais info aqui: http://www.eurosurveillance.org/ViewArticle.aspx?ArticleId=3311

3 comentários:

João Santos disse...

Mais uma viagem, mais um belo relatorio!

Para a proxima, talvez possa participar!

Abraço
Jõao

Unknown disse...

Fantástico 'report' Ricardo.
O spray aplicado pelos assistentes é um desinfectante para evitar que o mosquito '' aedes aegypti'' seja exportado para Portugal Continental.
Mais info aqui: http://www.eurosurveillance.org/ViewArticle.aspx?ArticleId=3311

Ricardo Gomes disse...

Obrigado pela informação André! Realmente achei estranho. Vou adicionar esse pormenor ao report. Um abraço.