08 outubro 2010

Faro - Lisboa @ CS-TTF, TP1908

Assim começou a minha viagem até Londres. Por uma diferença de 30€, escolhi a TAP para partir logo de Faro com a óbvia escala em Lisboa. Fui cedo para o aeroporto para efectuar o check-in de modo a escolher bons lugares nas viagens Faro-Lisboa e Lisboa-Londres. Para mim estes bons lugares são à janela.

Entrei na área restrita e ainda não havia porta de embarque programada para o voo. Enquanto esperava, liguei-me à internet Wi-Fi, disponível em todo o terminal e abri o Radar Virtuel. No radar vi que o avião seria o CS-TTF.

Voo: TAP Portugal TP1908
Data: 30 de Setembro de 2010
De: Aeroporto de Faro (FAO/LPFR)
Para: Aeroporto Internacional de Lisboa, Portela (LIS/LPPT)

Check-in: 1 a 4
Porta de Embarque: A51
Hora para embarque: 10:45
Hora real do início do embarque: 10:58
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 14
Avião: Airbus A319-100, CS-TTF
Lugar: 8A
Hora prevista para a partida: 11:15
Hora real de partida: 11:22

Altitude máxima: FL180

Hora prevista para a aterragem: 12:00
Hora real de aterragem: 11:50
Stand onde parqueou o avião: 405

Assim que apareceram nos ecrãs que a porta de embarque seria a A51, dirigi-me logo para lá. Fui o primeiro passageiro a entrar na sala. Daqui tinha-se uma boa vista para a torre e alguns dos stands ímpares.



Às 10:36 o CS-TTF baptizado de Calouste Gulbenkian chega ao stand 14.


Às 10:58 começou o embarque. Os passageiros das filas 15 em diante foram os primeiros a embarcar. Os restantes entraram depois. Pelas 11:07 já estava no avião. Às 11:12 começou o push-back virado para oeste para o A319 ir para a pista 28 pela taxiway Bravo. Reparei que estava na placa o EC-ISY, um 757 da Privilege Style que tem feito alguns voos da Monarch.


Na continuação do push-back, ao olhar pela janela, senti um grande vazio no lado Ar do aeroporto de Faro. O antigo edifício da Portway que também já tinha sido dos Bombeiros, tinha sido demolido por completo. A demolição já era esperada mas é com alguma tristeza que vejo este edifício desaparecer, não só por ter sido a minha "segunda casa" no Verão IATA do ano passado, como ter sido até este ano o local onde as visitas à placa da Associação Portugal Spotters e da APEA eram realizadas.


Segue-se o taxi. Paramos na hold-short da pista para um Alouette III da Força Aérea Portuguesa fazer uma low-pass. Alinhamos logo de seguida. Às 11:22 estávamos no ar.

Esta foto mostra o local onde estava o "Montão"

Continuamos a subida até aos 18000 pés e entramos em rota para seguirmos em direcção a CP, a NDB que fica na Costa da Caparica para então aterrarmos na pista 03.

Portimão
Pelo voo curto que é, apenas mantemos a altitude cruzeiro por 6 minutos. Aproximadamente à vertical de Sines começamos a nossa descida. Às 11:46 o 'TTF estava alinhado à pista 03. Atrás de nós vinha um A320 da Iberia e um 737 da TuiFly a fazer um voo da Germanwings.



Às 11:50 o 'TTF aterra suavemente na pista 03 e a saída é feita pela pista 17/35. Seguimos para o stand 405 e ao nosso lado estava o CS-TDI, um A310 da White.



Estava então concluída a primeira perna para Londres. Ao chegar ao terminal 1, dirigi-me para a zona das salas de embarque para almoçar e fazer algum tempo até chegar o João Santos e a hora do voo TP364.

1 comentário:

João Santos disse...

As fotos aereas estão muito porreiras!

Abraço
Jõao